Como foi o “casamento” de Śrīmatī Rādhikā?


 Enquanto estava na margem do Yamuna, Srimati Radhika realizou severas austeridades como uma maha-tapasvini [grande asceta feminina].

  Krsna, a Suprema Personalidade de Deus, com um sorriso apareceu e disse: 'Ó sureshwari - Controladora Suprema dos semideuses, por favor pare Suas intensas austeridades, e peça qualquer benção. Devo satisfazer todos os Seus desejos'. Ao ouvir isso, Srimati Radhika abriu os olhos e viu a bela forma de Krsna e humildemente falou: 'O Govinda! Não me afaste de Seus pés de lótus. Meu pai Vrsabhãnu Mahãrãja arranjou Meu casamento com Aayan Ghosh (Abhymanyu), o filho de Malyaka. Porque Você é minha vida e alma, como posso desistir da Minha castidade com Você? Nunca toquei ou fui tocado por ninguém, exceto Você.


 Como é possível que Aayan Ghosh (Abhymanyu) se case comigo e eu tenha que me tornar sua esposa? Se você não me aceitar, eu vou desistir da minha vida'. 

 Srimati Radhika começou a chorar. Ao ouvir Sua súplica, Krsna enxugou as lágrimas de Seus olhos e rosto. Ele a beijou e abraçou dizendo: "Ó sushrani rãdhã - Aquela que tem lindos quadris largos, por que Você está temendo se casar com Aayan Ghosh? mama ansena varavarnini - Ele é minha expansão e não diferente de mim e, portanto, não é uma pessoa comum".

 Srimati Radhika respondeu: "O Natha - Meu Senhor, às vezes Você se manifesta em Suas diferentes encarnações (Nãrãyan, Narasimha, Rãma etc.), mas Meus olhos estão sempre ansiosos para ver Sua bela forma Shyamasundara e Meus ouvidos estão sempre ansiosos para ouvir Seus belos nomes. E minha mente está sempre pensando em Você". Krsna então respondeu: "Ó shobhahari - linda, Você se lembra o que eu falei com Você anteriormente? Você foi amaldiçoada por Sridãmã para vir a este mundo material e se casar com outro! E naquela época, Você também sentiu uma intensa separação de mim? Na verdade, isso foi arranjado por Yogamãyã pelo Meu desejo para que Eu possa realizar parakhiya - passatempos de amante com Você.

 Com minha mãe Yasodã, vou ver Meu tio materno (Aayan Ghosh) na época de sua cerimônia de casamento com Você. Sentarei no colo dele e recitarei os mantras da cerimônia do casamento. Vou cantar esses mantras e com Minhas inquietas atividades, aceitarei Sua guirlanda e assim Me casarei com Você." (Brahmanda Puran)

Deidades de Jatila, Kutila e Abhimanyu

 “Por favor, ouça Meu conselho. De acordo com 'lokha dharma' - regras e regulamentos da sociedade, todos a conhecerão como a esposa de Aayan Ghosh, mas Você sempre permanecerá Minha imaculada consorte. Aqueles com  menos inteligência não serão capazes de entender Nossa relação confidencial ou passatempos." (Brahmanda Puran)

 "Eu também estou dando-lhe outra benção; todos cantarão Nossos nomes conjugais (Radha Krsna). Aquele que cantar Seu nome, e então Meu nome, certamente alcançará krsna prema - o mais alto tipo de libertação. Eles cantarão Nossos nomes de manhã, tarde e noite e estarão livres de todos os tipos de reações a atividades pecaminosas, como go-hatiya – matadores de vaca, stri hatiya – assassinos de mulheres, balak hatiya – assassinos de crianças recém nascidas, alcoólatras e com tendências a prostituição etc. O Gopãnãndini Rãdhã! Quem sempre se lembra de Nossos dois nomes, Radha Krsna, alcançará Goloka Vrndãvana - Nossa morada."

 Desta forma, Krsna pacificou a mente aflita de Srimati Radhika, que tinha medo de se casar com Aayan Ghosh. 


A casa onde Srimati Radhika morava com seu marido Abhimanyu e família

 A cerimônia de casamento começou com os brãhmanãs cantando svasti vachan - mantras invocando auspiciosidade e, em seguida, um fio foi amarrado ao pulso esquerdo de Srimati Radhika. Depois disso, os noivos entraram no saguão separadamente e sentaram-se em ambos os lados de uma pequena cortina enquanto brãhmanãs recitavam versos sagrados. Finalmente, a cortina foi removida e o casal se viu pela primeira vez. Assim  yajna - cerimônia de sacrifício de fogo, foi iniciada; Krsna veio e sentou-se no colo de Aayan Gosh. Quando chegou a hora de trocar os votos de casamento, em vez de Aayan Gosh cantar, Krsna cantou todos eles!

 Krsna cumpriu todos os desejos de Srimati Radhika e cantou os mantras para a cerimônia de casamento.

 Pelo arranjo de Yogamaya, Krsna casou-se com Srimati Radhika. Aayan Ghosh estava confuso e não conseguia entender o que tinha acontecido. Nem os convidados nem Vrsabhanu Maharaja perceberam que sua filha Srimati Radhika havia se casado com Krsna e não com Ayaan Ghosh!


O quarto onde Srimati Radhika dormia sozinha, no terraço da casa

 Vrsabhanu Maharaja doou 500 vacas com bezerros, 200 elefantes, 200 cavalos e muitos tipos de joias. Após o casamento, ele se despediu de seu genro e de sua filha Srimati Radhika.


Fonte: resumo do “Os preparativos para o casamento de Śrīmatī Rādhikā” cap. 12. Do livro Madhu Smita Śrī Rādhā The Smiling Face Of Śrīmatī Rādhikā [O rosto sorridente de Śrīmatī Rādhikā ] - A Shining Beam of Light on the Glories of Śrīmatī Rādhikā [Um Brilhante Raio de Luz  das Glórias de Śrīmatī Rādhikā] de Śrī Śrīmad Bhaktivedanta Vana Goswami Māhārāja.