![]() |
| Srila Rupa Goswami |
O caminho progressivo do cultivo da eterna religião é revelado por Srila Rupa Goswamipada. Esta sequência foi dada no livro Bhakti Rasamrta Sindhu (4.11), assim como se segue:
Fé (sraddha): No começo, a fé na devoção despertará no coração de uma pessoa muito afortunada que acumulou os resultados das suas transcendentais atividades piedosas por muitas vidas passadas (sukriti). Está fé é a semente da trepadeira de bhakti.
Associação com santos- devotos puros do Senhor (sadhu-sanga): Depois ela obtém a associação dos santos Vaishnavas e o mais importante, obtém a associação de um mestre espiritual autorrealizado, que está transcendentalmente situado e livre de todas as faltas e impurezas do coração. O mestre espiritual lhe concederá hari nama - a poderosa e sagrada vibração dos santos nomes de Deus. Por cantar hari-nama regularmente, o mestre espiritual iluminará o coração do estudante com o divino conhecimento transcendental.
Práticas espirituais e meditações (bhajan-kriya): Sob a guia destes santos empoderados diretamente pelo Senhor, a pessoa então começa sua prática espiritual de serviço devocional tais como ouvir, cantar e lembrar dos nomes, qualidades, formas e passatempos de Deus.
Destruição de todos os desejos materiais e impurezas do coração (anartha-nivrtti): Como resultado de praticar tais atividades devocionais, todos os indesejáveis desejos e impurezas do coração que atrasam o avanço no caminho da devoção são destruídos.
Firme fé nas práticas espirituais (nistha): Então a pessoa obtém firme fé e se ocupa constantemente nas práticas devocionais.
Gosto transcendental (ruchi): Depois disto, o gosto transcendental é obtido. Quando este real gosto é acordado, a atração por tópicos espirituais tais como ouvir, cantar, lembrar etc., se torna mais atrativa do que qualquer outra atividade material. Este é o quinto estágio de desenvolvimento no caminho da devoção pura.
Profunda atração por Deus (ashakti): Isto se refere a especial atração por Deus e Seus eternos associados. Isto ocorre quando o prazer pelas práticas espirituais leva a pessoa a ter uma profunda e direta atração pelo objeto da prática devocional - o Senhor Supremo - Krishna.
Amor espiritual por Deus (bhava): Finalmente o devoto obtém o fruto do amor puro por Deus. Neste estágio de devoção - bhava, a essência da potência interna de Deus, a qual consiste de conhecimento puro e êxtase espiritual, é transmitido ao coração do praticante provindo do coração de um dos eternos associados de Deus que veio a este planeta. Neste estágio, o devoto realiza em seu coração, as onze características do seu corpo espiritual eterno tais como seu nome, sua forma, seu eterno serviço etc. Isto é chamado de svarupa-siddhi (sua forma espiritual).
Quando o estado de bhava amadurece completamente e fica condensado, ele então é chamado de prema - amor transcendental e puro por Deus.


