Quais os tipos de fé?

 


 Servindo Guru e Vaisnavas, você criará sukṛti [piedade, virtude; atividade piedosa, mérito espiritual]. Quando esse sukṛti estiver maduro, então a avidez por ouvir harikatha surgirá, isso é atyantiki sraddha. Há dois tipos de sraddha, um é a laukiki sraddha, você sabe o que é laukiki sraddha? É a fé mundana. E paramartiki sraddha é a fé espiritual.

 Quando o sukṛti amadurece, a fé surge, sraddha. Essa sraddha é a sraddha perfeita, atyantiki sraddha. No Bhakti Tattva Viveka, Srila Bhaktivinoda Thakura usa esse termo, “atyantiki sraddha”, a fé inabalável. Quando atyantiki sraddha surgir, você pensará: Vou realizar bhajana e sadhana na minha vida.

 Na realidade, esse sukṛti cria isso. Quando você ouvir harikatha, pensará: realizarei bhajana e sadhana.

Você dará ênfase para a prática de bhajana e sadhana, todos os dias cantará os santos nomes, seguirá os quatro princípios e servirá Guru e Krsna.

 Na verdade, depois de possuir esse tipo de sraddha, atyantiki sraddha, você alcançará nistha, sabe o que é nistha? É a firmeza [fé firme]. Guru nistha, Nama nistha, Krsna nistha, Bhajana nistha, Seva nistha. Esse é o processo para desenvolvermos nossa vida espiritual.

 O que significa laukiki sraddha? É a fé mundana, a fé temporária. A fé mundana é temporária e a espiritual é permanente. Quando essa fé espiritual fica mais condensada, Bhaktivinoda Thakura a chama de atyantiki sraddha.

 Devoto: A avidez vem do sukṛti?

 Não! A avidez vem de ouvir harikatha, com o sukṛti você ouvirá harikatha, e então terá avidez.

 Fonte: resumo de uma caminhada matinal de Śrī Śrīmad Bhaktivedānta Vana Gosvāmī Mahārāja .Transmitido em 15/jan/2020 – Belo Horizonte/Brasil.



https://vanamadhuryamtv.com/qual-a-diferenca-entre-samskara-e-sukrti/