Relato do desaparecimento transcendental de Srila Haridasa Thakura.

 



  Nos últimos dias de Haridasa Thakura, Sri Caitanya Mahaprabhu costumava ir até ele diariamente para conceder o Seu darsana, juntamente com todos os Seus associados, logo após o arati matinal de Jagannathadeva. Ele também costumava enviar maha-prasadam para Haridasa Thakura através de Govinda dasa, Seu próprio servo.

 Um dia, quando Govinda dasa levou um pouco de prasada, Haridasa Thakura disse a ele: “Hoje vou jejuar, porque não terminei meu número regular de voltas. Então, como poderei comer? Mas se você trouxe maha-prasada, como poderei negá-la?” Haridasa, então, ofereceu pranama para a prasada e se alimentou com um pequeno pedaço.

 Preocupado, Govinda dasa voltou a Caitanya Mahaprabhu e disse: “Fui com a prasada para servi-lo, mas ele disse: ‘Eu estou me sentindo um pouco doente’.  Acho que ele não está bem de saúde”. No dia seguinte, Mahaprabhu foi ver Haridasa, com todos os Seus associados – Svarupa Damodara, Ramananda Raya, e outros – e disse: “Como você está se sentindo?“ Haridasa Thakura respondeu: ”Oh, eu estou me sentindo doente ”. Mahaprabhu perguntou: “Qual é a sua doença?” Haridasa Thakura respondeu: “Meu corpo está bem, mas a minha doença é que não completei meu cantar de três lakhas de santos nomes (300.000 nomes ou 192 voltas de japa). Eu não posso cantar, meus dedos não se movem. Oh! Esta é a minha doença“.

 Você pode tentar ser assim? Devemos tentar ser como ele. Esta é a nossa única doença: não temos gosto em cantar o santo nome, e por isso não estamos cantando.

 Caitanya Mahaprabhu disse a Haridasa: “Agora você está perfeito. Não há necessidade de cantar muito. O máximo que puder cantar, isso já será suficiente”. Mas Haridasa disse: “Eu não quero viver neste mundo por muito tempo. Sei que muito em breve Você partirá daqui, e eu não quero ver esta dura cena. Eu quero abandonar meu corpo com minha cabeça em Seu colo. Dessa forma, verei seu rosto dourado e cantarei Seu santo nome: Saci-nandana Gaura Hari! Gaura Hari! Eu quero abandonar este corpo desta forma“. Mahaprabhu lhe disse: ”Eu realizo meus passatempos com você. Se não tenho Meus associados como você, então não há passatempos. Não Me deixe sozinho neste mundo. Eu não quero que você vá”. Mas Haridasa Thakura repetidas vezes pediu: “Eu não quero ver esta cena dolorosa. Por favor, tenha misericórdia de mim“.

Srila Haridas Thakura estava residindo em seu Bhajan kutir atrás de Gambhira, no local conhecido como Siddha Bakula.

 Na manhã seguinte, Caitanya Mahaprabhu reuniu todos os devotos como Svarupa Damodara e Ramananda Raya, e retornou para fazer parikrama na casa de Haridasa Thakura [uma cabana de palha simples com um jardim, e esse lugar é conhecido como Siddha Bakul] com kirtana e muitas mrdangas e karatalas.

 Pedindo aos Seus devotos para continuar o kirtana, Caitanya Mahaprabhu se sentou perto de Haridasa Thakura. Ele pegou a cabeça do Haridasa e colocou-a no Seu colo. Haridasa olhava apenas na direção do Seu belo rosto de lótus e clamava: “Saci-nandana Gaurahari! Gaurahari! Gaurahari”.  Então, ele abandonou seu corpo nesse momento.

 Sri Caitanya Mahaprabhu começou a chorar junto a todos os devotos, com um intenso sentimento de separação. Então, Ele pegou o corpo de Haridasa Thakura em Seus braços e colocou-o em uma carruagem. Em nagara-sankirtana, passaram em direção à margem do oceano. Durante o kirtana e o parikrama dos devotos, Caitanya Mahaprabhu banhou o divino corpo de Haridasa no mar com Suas próprias mãos, e declarou que essa região se tornaria um grande local de peregrinação. Ele e Seus devotos ungiram o corpo de Haridasa com sândalo do Senhor Jagannatha. Ele colocou Haridasa em Samadhi, e pessoalmente cobriu seu corpo com areia, após o qual todos os devotos também fizeram. Um samadhi mandir temporário foi estabelecido, e mais tarde um permanente mandira (templo) foi construído em sua homenagem.

 Caitanya Mahaprabhu anunciou: “Aqueles que estavam cantando aqui, aqueles que fizeram o parikrama de Haridasa Thakura, aqueles que deram até mesmo um palmo de areia, e os que estão neste festival viraha maha-mahotsava, muito em breve obterão o favor de Krsna. Ele também anunciou que gostaria de coletar prasada de todos os lojistas. Todos os comerciantes começaram a dar tudo de seus estoques, mas Svarupa Damodara lhes disse: “Nós não queremos tudo. Por favor, doem-nos apenas uma pequena quantidade”. Desta forma, cada lojista deu uma pequena quantidade de suas várias preparações. Alguns deram dahl, outros legumes, arroz, e assim por diante, e a quantidade combinada de todos os ingredientes se tornaram suficientes.

 Caitanya Mahaprabhu sentou todos os devotos e, pessoalmente, começou a distribuir a prasada, juntamente com alguns outros, mas Svarupa Damodara e todos pediram-lhe: “Se Você não estiver sentado e comendo, então ninguém mais comerá“.

Então, Mahaprabhu sentou-se e proferiu a oração da maha-prasada:

maha-prasade govinde nama-brahmani vaisnave

svalpa-punyavatam rajan visvaso naiva jayate

[Prasada-Seva , Skanda Purana]


Srila Haridasa Thakura Samadhi está localizado à beira-mar na área de Svargadvara 

Trecho de uma aula dada por Sri Srimad Bhaktivedanta Narayana Gosvami Maharaja em 25 de maio de 2001, na Flórida, USA.