Desaparecimento de Sri Srimad Bhaktivedanta Srila Narayana Goswami Maharaja, o Bhakta-bandhava [o amigo dos devotos].

 

 Ele foi o fundador-acharya da Sociedade Internacional de Bhakti Yoga Pura, reconhecido como um associado eterno de Sri Sri Radha-Krishna e Sri Chaitanya Mahaprabhu. 

 Em fevereiro de 1947 encontrou-se com seu gurudeva, Srila Bhakti Prajnana Kesava Maharaja, pela primeira vez em Sri Navadvipa-dhama, Bengala do Oeste. No mesmo ano ele foi iniciado por Srila Bhakti Prajnana Kesava Maharaja, recebendo o nome de Sri Gaura Narayana. Logo em seguida, seu gurudeva concedeu-lhe o título Bhaktabandhava, que significa "amigo dos devotos", devido a estar sempre servindo os Vaisnavas de maneira muito agradável.

 Ele viajou extensamente pelos cinco anos que se seguiram com Srila Bhakti Prajnana Kesava Maharaja, em missões de pregação por toda índia. Em 1952 durante o Gaura-Purnima, seu amado gurudeva concedeu-lhe a iniciação na sagrada ordem de sannyasa.

 Srila Narayana Goswami Maharaj visitou o Brasil quatro vezes: 1999, 2000, 2003 e 2010. O seu ultimo vyasapuja (comemoração do aparecimento transcendental) em vida foi comemorado em 2010 em um hotel em Itapecerica da Serra (Grande São Paulo), onde reuniu cerca de 800 devotos de vários países.

 Em Jaganatha Puri, no dia 29 de dezembro de 2010, dia de aparecimento (avirbhav) de Srila Vamana Goswami Maharaj, seu irmão espiritual, ele entrou em nitya-lila (passatempos eternos), aos 89 anos de idade. Seu corpo transcendental se encontra no templo Sri Keshavaji Gaudiya Math, em Navadwipa-dhama.

 Sua pureza era sua força, sua força era sua misericórdia e sua misericórdia era sua doçura ilimitada e amor irrestrito por todos. Seu empenho em distribuir o prema de Sri Chaitanya Mahaprabhu despertou bhakti em centenas de milhares de pessoas. E para isso, não poupou esforços, viajou por mais de vinte vezes ao redor do mundo, traduziu e escreveu dezenas de livros, organizou festivais, doou a sua própria saúde em benefício daqueles que considerava seus filhos e família.