Srila Madhu Pandita.

 

Srila Madhu Pandita 

 Srila Madhu Pandita é o discípulo de Sri Gadadhara Pandita.

 Vrajanabha, o bisneto de Krishna, estabeleceu a divindade de Gopinatha em Vrindavana, há mais de cinco mil anos. Esta divindade foi posteriormente adorada por Madhu Pandita, estabelecendo o templo de Radha Gopinatha em Vrndavana, Índia.

Shri Gopinath, Jaipur

 Cerca de quinhentos anos atrás, Paramananda Bhattacharya descobriu a deidade na terra em Vamshivata nas margens do Yamuna. Ela foi reinstalada, na época de Sri Caitanya, pelo famoso pujari Madhu Pandita. No Bhakti-ratnakara (escrito por Sri Narahari Cakravarti) diz que Shri Gopinathaji, que é um oceano de misericórdia, sempre se diverte ao longo das margens encantadoras do Yamuna em Vamshivata. Seu brilho corporal rouba a mente de quem o vê. Quando a suave doçura da encantadora forma de Gopinathaji entra no coração, ela extingue imediatamente o fogo ardente da existência material..  Ela foi removida de Vrindavana devido às ameaças dos muçulmanos. Agora, a deidade Gopinatha original permanece em Jaipur, Rajasthan.

Sri Sri Radha-Gopinatha em Jaipur.

 Quando Srinivas e seus companheiros se preparavam para partir de Sri Vrindavan Dham com o carro de boi cheio de livros, Madhu Pandita presenteou-o com a guirlanda de flores de Sri Gopinathji como sua bênção. 

 Em Goloka Vrindavana, Madhu Pandita Goswami serve como Mandali-sakhi no grupo de Champakalata-sakhi. 

 O samadhi de Madhu Pandita Goswami está no lado direito da entrada dentro do complexo do Templo Radha-Gopinatha em Vrindavana. (Na imagem: O samadhi de Madhu Pandit Goswami).




 Essas são as réplicas das deidades originais, pratibhu-murtis, que são adoradas em Sri Vrindávana Dhama.