“Brahmā, que não nasceu de uma fonte material, mas da flor de lótus que surge do umbigo do abdômen do Senhor, é o criador de todos aqueles que obtêm nascimento material. É obvio que, pela graça do Senhor, Brahma foi capaz de ver a forma do Senhor.” (SB 2.8.9)
Brahma é um dasya-bhakta; adhikarika-dasya. Adhikarika-dasya significa que ele recebeu a ordem e adhikara (qualificação) para criar o mundo. Ele pode criar apenas pelo poder de Krsna, e ele o faz. Por estar criando pela ordem de Krsna, ele é chamado de adhikarika-dasya. Ele é um suddha-bhakta, mas não um rasika-bhakta. Ele pode se tornar um rasika-bhakta no futuro.
Além disso, existem tantos Brahmas. Nosso Brahma pediu a Krsna que ele se tornasse a poeira dos pés das gopis em Vrndavana; esta não é uma oração comum.
Sripad Madhava Maharaja: Brahmaji tornou-se uma montanha em Varsana (Brahma-parvata) realizando adoração a Radha.
Srila Narayana Gosvami Maharaja: Sim. Sankara se manifesta em Nandagaon como a montanha, Nandisvara Hill, e Brahma como Brahma-parvata em Varsana.
Sripad Madhava Maharaja: Brahma orou a Krsna, "Que todos os Seus passatempos com as gopis de Vraja se manifestem em minha cabeça", e assim ele foi abençoado para se tornar uma montanha.
Srila Narayana Gosvami Maharaja: Brahma é nosso adi-guru (o primeiro guru em nosso Brahma-madhva-gaudiya Sampradaya), não Sankara. Desta forma, seguimos Brahma, não Sankara.
Palavras de Srila Bhaktivedanta Narayana Gosvami Maharaja [caminhada matinal – Malásia- 26
de janeiro de 2009].