Todas as escrituras dizem: "Procure a associação de sādhus (pessoas santas)", mas quais sādhus? Deve ser um sādhu vivo, não sādhus que deixaram este mundo. Você pode ter os ensinamentos daqueles que passaram pelos livros, mas a associação de um sādhu vivo será mais eficaz.
Então, se um sādhu estiver presente, você deve se aproximar dele; não discuta isso. Faça coisas simples e práticas; procure a associação do sādhu. Você deve falar com um sādhu, ouvir sobre ele e observar seu comportamento, e então seu coração vai beneficiar muito. Se você ler apenas os śāstras (escrituras) e as citações dos sādhus, você não terá tanto benefício. Os sadhus estão sempre presentes; não diga que os sadhus não estão lá. Enquanto o mundo existir, os sādhus estarão sempre lá. É só por sorte que vamos encontrá-los. Se eu entrar em contato com um sādhu, qualquer bênção que eu precise, eu obtenho.
Não temos que nos comparar com os outros nem ansiar pelas coisas mundanas; só queremos o Senhor Kṛṣṇa (Deus). Se sentirmos uma forte necessidade, Kṛṣṇa virá até nós. Devemos sentir essa necessidade e praticá-la imediatamente. Diga o que disser o sādhu, temos que obedecer. Só ler os śāstras nunca nos dará a mesma força. Algumas das suas dúvidas serão eliminadas ao lê-las, mas ainda mais dúvidas serão eliminadas se você tiver a associação de um sādhu, porque você pode observar e aprender com suas atividades.
Se você for sincero, você terá uma parceria sincera, mas se você não for sincero, você não receberá nada. Essa sinceridade tem que estar aí. Depende de nós, porque Kṛṣṇa nunca enganará ninguém. No Sahasra-nāma chama-se Krtajña, porque aceitará tudo o que você fizer. Se eu pensar nele e chorar por Ele, Ele me ajudará.
Palavras de Srila Bhakti Vaibhava Puri Goswami Maharaj.