Sri Brahma Samhita.

 

Brahma Samhita


É um texto em sânscrito, composto por versos de oração proferidos pelo Senhor Brahma glorificando Krishna. Possui 100 capítulos. [Samhita = “coleção de hinos”].

 É reverenciado dentro do Gaudiya Vaishnavismo, cujo fundador do século XVI, Chaitanya Mahaprabhu (1486–1534), redescobriu uma parte da obra, os 62 versos do capítulo cinco, que anteriormente havia sido perdido por alguns séculos, no Templo Adikesava Perumal , Kanyakumari, no sul da Índia .

 O texto foi traduzido pela primeira vez do sânscrito para o inglês por Srila Bhaktisiddhanta Saraswati em 1932 e é frequentemente cantado ou recitado como um texto devocional e filosófico. Do verso 57 ao 62 o Senhor Krsna fala com o Senhor Brahma.

Versos

 1. Kṛṣṇa, conhecido como Govinda, é o Deus Supremo. Ele tem um corpo espiritual eternamente feliz. Ele é a origem de tudo. Ele não tem outra origem e é a causa primeira de todas as causas.

 2. Descreve a morada de krsna. É conhecida como Gokula, que tem a forma de uma lótus com milhares de pétalas e no verticilo [centro] das folhas é a verdadeira morada de Kṛṣṇa.

3. O centro desse lótus transcendental é o reino onde Kṛṣṇa habita. É uma figura hexagonal.  O santo nome que consiste em dezoito letras transcendentais [gopala mantra] se manifesta em uma figura hexagonal com seis divisões. Estrela de Davi ou sat kona [“dois triângulos sobrepostos (formando uma estrela)”].

4. Suas pétalas são as moradas das gopīs que são partes integrantes de Kṛṣṇa, a quem são devotadas com muito amor e são semelhantes em essência e também dos gopas. As pétalas brilham lindamente como tantas paredes. As folhas estendidas desse lótus são o dhāma semelhante a um jardim, isto é, a morada espiritual das gopis encabeçadas por Śrī Rādhikā.

5. [O plano externo circundante de Gokula é descrito neste versículo.] Há um misterioso lugar quadrangular chamado Śvetadvīpa cercando os arredores de Gokula. Śvetadvīpa é dividido em quatro partes por todos os lados. A morada de Vāsudeva, Saṅkarṣaṇa, Pradyumna e Aniruddha estão localizadas separadamente em cada uma dessas quatro partes.

6. O Senhor de Gokula é a Divindade Suprema transcendental, o próprio Eu dos êxtases eternos. Ele é o superior de todos os superiores e está ativamente engajado nos prazeres do reino transcendental e não tem nenhuma associação com Sua potência mundana [potência material maya].

7. Kṛṣṇa nunca se associa com Sua energia ilusória. Ainda assim, a sua ligação não está totalmente separada da Verdade Absoluta. Quando Ele pretende criar o mundo material, o passatempo amoroso, no qual Ele se envolve ao se associar com Sua própria potência espiritual [cit] ​​Rama [Nome de Lakṣmī, A Śakti], lançando Seu olhar para a energia ilusória na forma de enviar Sua energia do tempo, é uma atividade auxiliar. [obs- quando Ele deseja criar os universos, libera Sua energia do tempo para que esta efetue a criação.]

8. [O processo da associação indireta com Māyā é descrito.] Ramādevī, a potência espiritual interna, a amada consorte do Senhor Supremo, é a reguladora de todas as entidades. A divina porção plenária de Kṛṣṇa que cria o mundo mundano é Bhagavan Śambhu, o símbolo masculino [linga]. Este símbolo masculino é a porção subjetiva da divindade que funciona como progenitor do mundo mundano. A potência concebedora em relação à criação mundana surge da reguladora suprema. Ela é Māyā, a potência [aparā] limitada e não absoluta, o símbolo da produtividade feminina mundana. A união desses faz o mahat-tattva existir que é um reflexo da semente do desejo procriador do Senhor Supremo.

9.Todos os descendentes [progênie] da consorte do grande senhor [Maheśvara] deste mundo mundano são da natureza da união sexual dos órgãos feminino e masculino.

10.A pessoa que incorpora o princípio causal material, isto é, o grande senhor deste mundo mundano [Maheśvara] Śambhu, na forma do órgão gerador masculino, une à sua consorte feminina a energia limitada [Māyā] como o princípio causal eficiente. O Senhor do mundo, Mahā-Viṣṇu, manifesta-se nele por meio de Sua porção subjetiva na forma de Seu olhar, como mestre de todas as entidades vivas do universo.

11. O Senhor do mundo material, Mahā Viṣṇu, tem milhares de milhares de cabeças, olhos e mãos. Ele é a fonte de milhares e milhares de  avataras  em Suas milhares e milhares de porções plenárias. Ele é o criador de milhares e milhares de almas individuais.

12  - O próprio Mahā Viṣṇu é o mesmo de quem se fala como “Nārāyaṇa” neste mundo material. Dessa pessoa eterna fluiu a vasta extensão de água espiritual do Oceano Causal. material.  Narayana não é diferente de Saṅkarṣaṇa.  Maha visnu [karanodakasayi vishnu] repousa em estado de sono divino (yoga-nidrā ) nas águas desse Oceano Causal espiritual. 

 13  - As sementes espirituais nascem dos poros de Saṅkarṣaṇa [Mahā Viṣṇu] como infinitos ovos dourados. Esses ovos estão cobertos pelos cinco grandes elementos.

 14  - O próprio Mahā Viṣṇu entrou em cada universo como Suas próprias porções plenárias separadas. As expansões divinas que adentraram cada universo possuem Sua extensão majestosa, ou seja, são a eterna alma universal, Mahā Viṣṇu, que possui milhares e milhares de cabeças.

 15  - O próprio Mahā Viṣṇu criou Viṣṇu de Seu membro esquerdo, o Senhor Brahmā, o primeiro progenitor dos seres, de Seu membro direito, e do espaço entre Suas duas sobrancelhas, Ele criou Śambhu, a manifesta refulgência masculina divina. [Essas formas devem ser entendidas como residentes da água ao redor de Maha visnu]

 16  – A função de Śambhu em relação as jīvas é que este universo, que guarda cuidadosamente o princípio egoísta mundano, originou-se de Śambhu.

 17  - Consequentemente, a mesma grande Personalidade de Deus, assumindo a forma tripla de Viṣṇu, Prajāpati e Śambhu, entra no universo material, realizando os passatempos de preservação, criação e destruição deste mundo. Este passatempo ocorre no mundo material.  o Senhor Supremo permanece a distância associado com Sua Yoganidrā, que constitui Sua própria potência espiritual ( cit ), plena do transe extático de bem-aventurança eterna pertencente à Sua própria personalidade divina.

 18  - Quando Viṣṇu, reclinado no oceano de leite, deseja criar este universo, uma lótus dourada brota de Seu umbigo. O lótus dourado com seu caule é a morada de Brahmā e representa Brahmaloka ou Satyaloka.

 19  - Antes de sua composição, os elementos primários em seu estado nascente permaneciam originalmente como elementos separados. A não aplicação do processo de conglomeração é a causa de sua existência separada. O Divino Mahā Viṣṇu, o Deus primordial, por associação com Sua própria potência espiritual (cit ), agitou Māyā e pela aplicação do princípio aglutinante criou aquelas diferentes entidades em seu estado de cooperação. E depois disso, Ele permaneceu absorto em Yoganidra.

 20  - Ao combinar todos esses elementos separados, Ele manifestou os inumeráveis ​​universos materiais e Ele mesmo entrou na profundidade mais íntima e profunda de cada combinação (viraḍ-vigraha ) [forma]. Naquele momento, aquelas jīvas que permaneceram adormecidas durante o cataclismo acordaram.

 21  – A mesma jīva é eterna e está eternamente e sem princípio unida ao Senhor Supremo pelo nó do parentesco eterno; ela é parte da energia superior e transcendental.

 22  - O lótus divino, que brota da cavidade umbilical de Viṣṇu, está relacionado em todos os aspectos com as almas pelo nó espiritual, e é a origem [nascimento] do Brahmā de quatro cabeças do qual tratam os quatro Vedas.

23  - Saindo do lótus, Brahmā, guiado pela potência divina, dirigiu sua mente para o ato de criação sob o impulso de impressões anteriores. Mas ele não conseguia ver nada além de escuridão em todas as direções.

 24  - Então a deusa da sabedoria, Sarasvatī, a consorte divina do Senhor Supremo, disse assim a Brahmā, que não via nada além de escuridão em todas as direções: “Ó Brahmā, este mantra, klim kṛṣṇaya govindaya gopī-jana-vallabhaya  svāhā , certamente cumprirá todos os desejos do seu coração.”

 25  - “Ó Brahmā, execute penitência por meio deste mantra e então todos os seus desejos serão realizados.”

26  – Brahmā, desejoso de satisfazer Govinda, praticou austeridades para satisfazer Kṛṣṇa em Goloka, o Senhor de Śvetadvīpa, por um longo tempo. Sua meditação foi assim: “Existe um lótus divino de mil pétalas, aumentado por milhões de filamentos, na terra transcendental de Goloka. Em seu verticilo, há um grande trono divino no qual está sentado o Senhor Kṛṣṇa, a forma de refulgência eterna de bem-aventurança transcendental, tocando Sua flauta divina que ressoa com um som divino ao entrar em contato com Sua boca de lótus. Ele é adorado por Suas amorosas vaqueiras com suas respectivas porções plenárias e expansões. Como o objeto adorável Supremo, Ele é adorado (de fora) por prakriti (maya), a corporificação das qualidades materiais (gunas).”

 27  - Então Gāyatrī, mãe de todos os Vedas, manifestando-se no som divino da flauta de Kṛṣṇa, entrou em Brahmā, o autonascido, através de seus oito orifícios auditivos. Brahmā, o nascido de lótus, tendo recebido o Gāyatrī que fluía da música da flauta de Kṛṣṇa, atingiu o nível do nascido duas vezes [dvija], tendo sido iniciado pelo preceptor supremo original, o próprio Deus.

 28  - Iluminado pela meditação naquele Gāyatrī triplo [i.e. na forma do omkara a-u-m], Brahmā tomou conhecimento do oceano da verdade. Ele então adorou Śrī Kṛṣṇa, a essência de todos os Vedas, com este hino.

 29  - Eu adoro Govinda, o Senhor primordial, o primeiro progenitor, que cuida das vacas, realizando todos os desejos, em palácios construídos com joias espirituais, cercado por milhões de árvores dos desejos, sempre servido com grande reverência e carinho por centenas de milhares de  lakṣmīs  ou  gopīs .

 30  - Eu adoro Govinda, o Senhor primordial, que é muito hábil em tocar Sua flauta, aquele com lindos olhos como pétalas de lótus, aquele com Sua cabeça decorada com uma pena de pavão, aquele com a bela figura matizada da cor de nuvens azuladas e que tem o encanto amoroso singular de milhões de Cupidos.

 31  - Eu adoro Govinda, o Senhor primordial, em cujo pescoço pende uma guirlanda de flores embelezada com o medalhão da Lua, cujas mãos são adornadas com a flauta e joias, que está sempre se regozijando nos passatempos amorosos, cuja forma graciosa de Śyāmasundara, dobrada em três partes, são eternamente manifestas.

32  - Eu adoro Govinda, o Senhor primordial, cuja forma transcendental é cheia de bem-aventurança, verdade, substancialidade e, portanto, repleta do mais deslumbrante esplendor. Cada um dos membros dessa figura transcendental possui em si as funções completas de todos os órgãos e vê, mantém e manifesta eternamente os universos infinitos, tanto espirituais como materiais.

 33  - Eu adoro Govinda, o Senhor primordial, que é inacessível aos Vedas, mas alcançável pela pura devoção da alma. Quem é único, sem segundo, que não está sujeito à decadência, que não tem começo, cuja forma é infinita, que é o começo e o eterno puruṣa, e ainda assim Ele é uma pessoa que possui a beleza da juventude florescente.

34  – Eu adoro Govinda, o Senhor primordial. Os iogues que aspiram à transcendência abordando o prāṇāyāma através do exercício da respiração, ou os jñānīs que tentam encontrar o Brahman impessoal através do processo de eliminação do mundano durante bilhões de anos, só podem aproximar-se das pontas dos dedos de Seus pés de lótus.

35  – Ele é uma entidade indiferenciada, pois não há diferença entre a potência e o poderoso [o potente]. Em Sua obra de criação de milhões de mundos, Seu poder permanece inseparável. Todos os universos existem Nele e Ele está presente em Sua totalidade em cada um dos átomos que estão dispersos pelo universo, simultaneamente. Este é o Senhor primordial que eu adoro.

36  – Eu adoro Govinda, o Senhor primordial. Homens que estão imbuídos de devoção o louvam cantando os mantras-sūktas [hinos védicos] que aparecem nos Vedas, e assim alcançam beleza, grandeza, reinos, confortos e ornamentos apropriados.

 37  – Eu adoro Govinda, o Senhor primordial, que reside em Seu próprio reino, Goloka, com Rādhā. Ela representa Sua própria forma espiritual, é a personificação da potência extática possuída pelas sessenta e quatro atividades artísticas, e está na companhia de Suas confidentes (sakhīs), personificações das expansões de Sua forma corporal, permeada e vitalizada por  Sua sempre bem-aventurada rasa espiritual.

 38  - Eu adoro Govinda, o Senhor primordial, que é Śyāmasundara, o próprio Kṛṣṇa com atributos inconcebíveis e inumeráveis, a quem os devotos puros veem no fundo de seus corações com os olhos da devoção ungidos com o unguento do amor.

39  - Eu adoro Govinda, o Senhor primordial, que pessoalmente se manifestou no mundo om Sua forma original Kṛṣṇa e os diferentes  avataras  como Rāma, Nṛsiṁha, Vāmana, etc. e Suas expansões plenárias.

 40  - Adoro Govinda, o Senhor primordial, cuja refulgência é a fonte do Brahman impessoal mencionado nos Upaniṣads, sendo diferenciado da infinidade de glórias do mundo material, Ele aparece como a verdade indivisível e infinita.

 41  - Eu adoro Govinda, o Senhor primordial, que é o princípio substantivo absoluto, a entidade última como base de toda a existência, cuja energia externa incorpora as três qualidades mundanas, satva, rajas e tamas, e espalha o conhecimento védico no que   diz respeito ao mundo material.

 42  - Eu adoro Govinda, o Senhor primordial, cuja glória sempre triunfante domina o mundo material pela ação de Seus próprios passatempos, que são refletidos nas mentes daquelas almas que se lembram Dele como a entidade transcendental de rasa eternamente bem-aventurada e plena de conhecimento. 

 43  – Abaixo de tudo está Devī-dhāma (o mundo material) [Durga], logo acima está Maheśa-dhāma (a morada de Maheśa) [Shiva]. Acima de Maheśa-dhāma está localizado Hari-dhāma (a morada de Hari) [Visnu]e acima deles está a residência do próprio Kṛṣṇa chamada Goloka. Eu adoro Govinda, o Senhor primordial, que nomeou as respectivas autoridades destes mundos.

 44  - A energia externa de Māyā, que é da natureza da sombra da potência divina, é adorada pelas pessoas em geral como Durgā, o agente criativo, preservador e destruidor deste mundo material. Eu adoro Govinda, o Senhor primordial, sob cuja orientação a própria Durgā é conduzida.

45  - Assim como o leite se transforma em iogurte pela ação dos ácidos, e ainda assim esse iogurte não é igual nem diferente da substância original, o leite, da mesma forma adoro Govinda, o Senhor primordial, de quem a forma  de Śambhu [Shiva] é uma transformação para a realização do trabalho de destruição.

 46  – A luz de uma vela que se espalha para outras velas, embora brilhe separadamente delas, é qualitativamente a mesma. Eu adoro Govinda, o Senhor primordial, que se manifesta igualmente em Suas diversas manifestações.

 47  - Eu adoro Govinda, o Senhor primordial, que, assumindo Sua grande expansão que leva o nome de Śeṣa, repleta de todas as potências e repousando no Oceano Causal com a infinidade de mundos nos poros de Seus cabelos, desfruta do sono (yoga-nidra). [obs- o leito infinito sobre o qual Maha visnu está reclinado- este infinito é o avatara que por natureza é um servo de krsna; é conhecido como Shesha ou Ananta-sesha]

 48  - Brahmā e outros senhores dos mundos materiais, surgindo dos poros do cabelo de Mahā Viṣṇu, permanecem vivos durante apenas uma exalação deste último. Eu adoro Govinda, o Senhor primordial, de quem Mahā Viṣṇu é uma expansão da expansão.

 49  - Eu adoro Govinda, o Senhor primordial, de quem a expansão plenária Brahmā recebe Seu poder para criar o mundo material, assim como o Sol [Surya] reflete alguma porção de sua própria luz na refulgência de todas as pedras preciosas, conhecidas como surya-kanta.

 50  - Adoro Govinda, o Senhor primordial, cujos pés de lótus são sempre segurados por Gaṇeśa no par de protuberâncias de sua cabeça de elefante, a fim de obter o poder necessário à sua função de destruir todos os obstáculos no caminho do progresso dos três mundos.

 51  – Os três mundos são compostos pelos nove elementos, fogo, terra, éter [espaço], água, ar, direção, tempo, alma e mente. Eu adoro Govinda, o Senhor primordial, de quem tudo isso se origina, em quem existe e em quem entra no momento da destruição universal.

52  - O Sol, que é o rei de todos os planetas e refúgio de todos os semideuses, cheio de refulgência, é como o olho deste mundo. Adoro Govinda, o Senhor primordial, por cuja ordem o Sol viaja pelo céu determinando os ciclos do tempo.

 53  - Eu adoro Govinda, o Senhor primordial, que concede a força que mantém as potências manifestas encontradas em todas as virtudes, todos os vícios, nos Vedas, e nas penitências, bem como em todas as jīvas, de Brahmā ao menor inseto ou verme.

 54  - Adoro o primordial Senhor Govinda, que queima até a raiz todas as atividades lucrativas daqueles que estão imbuídos de devoção e ordena imparcialmente para cada um o devido gozo dos frutos de suas atividades, de todos aqueles que caminham no caminho do trabalho, em de acordo com a cadeia de seus trabalhos realizados anteriormente, tanto no caso do minúsculo inseto que leva o nome de Indragopa quanto no de Indra, rei dos devas.

 55  – Eu adoro Govinda, o Senhor primordial. Aqueles que meditam Nele sob a influência da raiva, da paixão amorosa, do amor fraternal, do medo, do afeto paternal, da ilusão, da reverência e do serviço voluntário, obtêm formas corporais de acordo com a natureza de sua contemplação.

 56  – Eu adoro aquele lugar transcendental conhecido como Śvetadvīpa, onde, como consortes amorosas, as Lakṣmīs, em sua pura essência espiritual, prestam serviço amoroso ao Supremo Senhor Kṛṣṇa como seu único amante; onde cada árvore é uma árvore de desejos transcendental; onde o chão é feito de pedras de toque; toda água é um néctar; cada palavra uma canção; cada passo uma dança; a flauta é a companheira constante. Onde uma plena refulgência de bem-aventurança transcendental é sentida em todos os lugares. Onde inúmeras vacas leiteiras sempre fornecem oceanos transcendentais de leite, onde ocorre a existência eterna do tempo transcendental sempre passando no presente, sem passado ou futuro, e não há sequer um momento que fique para trás. Esse reino é conhecido como Goloka apenas por algumas almas autorrealizadas deste mundo.

 57  - Ouvindo esses hinos contendo a essência da verdade, o Supremo Senhor Kṛṣṇa disse a Brahmā: - “Brahmā, se você sente o desejo de criar uma progênie que seja dotada do verdadeiro conhecimento das glórias de Deus, ouça-Me, meu amado , esta ciência que exponho nos cinco  ślokas seguintes” .

 58  - “Quando a experiência espiritual pura é estimulada através do conhecimento e do serviço ( bhakti ), a excelente devoção pura caracterizada pelo amor a Deus, Kṛṣṇa, o amado de todas as almas, é despertada”.

 59  - “A devoção mais elevada é alcançada lenta e gradualmente pelo método de engajamento constante na autorrealização, com a ajuda das escrituras reveladas, conduta teísta e perseverança na prática”.

60  – “Estas práticas preliminares de devoção ( sādhana bhakti ) conduzem à realização da devoção amorosa – prema-bhakti.  [Devoção amorosa] - do qual não há bem-estar superior, que anda de mãos dadas com a obtenção do estado exclusivo de felicidade suprema e que pode conduzir a Mim mesmo”.

61  – “Abandonando todas as práticas meritórias, sirva-me com fé. A realização corresponderá à natureza da fé de cada um. As pessoas do mundo agem incessantemente em busca de algum ideal, mas ao meditar em Mim por esses meios, alcançarão a devoção caracterizada pelo amor na forma de serviço supremo”.

62 – "Ouça, ó Vidhi [outro nome de Brahma, “criador”], eu sou a semente, o princípio fundamental deste mundo de objetos animados e inanimados. Eu sou o pradhāna (a substância da matéria), sou prakṛti (a causa material) e sou puruṣa (a causa eficiente) [i.é. é a causa primeira, que deu origem ao ser ou objeto, ou seja, aquilo que foi responsável pela criação]. Esta energia ígnea que pertence especialmente a Brahman, também foi concedida por Mim a você. É graças a esta energia ardente que você controla este mundo manifesto de objetos animados [moveis] e inanimados [estacionários]."

Fontes: Śrī Brahma-saṁhitā com comentários de Srila Jiva Goswami. Śrī Brahma-saṁhitā com comentários de Srila Bhaktivinoda Thakur.