Por meio da pronúncia de Hari, remove-se todos os pecados das pessoas de mentalidade pecaminosa. Quando se toca no fogo sem saber, vai se queimar. Quando se pronuncia Harinama, exibe-se a verdade de Deus como "Chit-Ghana-Ananda", isto é, a personificação da bem-aventurança sensível eterna e extingue-se "avidya" [ignorância] que é a raiz do mal. Por isso, chama-se Harinama, ou é Harinama porque expulsa os três tipos de sofrimento de todos os seres sensíveis e insensíveis, ou porque cativa a mente de todo o mundo por meio do ouvir e cantar de Suas boas qualidades transcendentais inerentes, ou porque rouba a mente das pessoas e de todos os avataras pois sua doçura transcende à doçura e beleza de uma infinidade de cupidos do amor.
"Hare" é caso indicativo do termo Hari, ou segundo o
Brahma-samhita, aquela que pode roubar a mente de Hari por causa de
Seu amor e afeição inigualáveis se chama "Hara", e se aplica somente
à Srimati Radhika, filha do rei Vrishabhanu, e no caso vocativo Ela é
"Hare".
Segundo o Agama Shastra, o significado de Krishna é Quem atrai ou Quem cativa. Krishna é derivado da raiz "Krish", isto é, atrair, e com a aplicação do sufixo "Na", indica bem-aventurança suprema. Portanto, Ele é o Grande Atraente, Ele é o Brahman Supremo e a personificação da bem-aventurança eterna. Krishna no caso indicativo é Krishna.
Shiva diz no Agama: "Ó deusa! Todos
os pecados são retirados com a pronúncia de "Ra", e "Ma" é
uma porta fechada que previne a entrada do pecado novamente". Este é o
significado de "Rama". Os Puranas também afirmam: "O significado
de "Rama" é Aquele que é o Deus do Lila amoroso conjugal e
que está sempre ocupado em diversões amorosas com Sua companheira eterna Sri
Radha". Portanto, "Rama" indica somente Krishna e ninguém mais.
Trecho do Processo de Nama-Bhajan (cap. 6) do Sri Chaitanya Shikshamritam de Thakur Bhaktivinode.