O Brahma-vaivarta Purana (115.112-113)
afirma:
asvamedham
gavalambham sannyasam palapaitrkam
devarena
sutotpattim kalau pañca vivarjayet
‘Em Kali-yuga, cinco
atividades são proibidas: oferecer um cavalo em sacrifício, oferecer uma vaca
em sacrifício, aceitar sannyasa, oferecer carne aos antepassados e uma mulher
gerar filhos com o irmão de seu esposo.’
Este sloka tem uma intenção
oculta, que não tem a ver com proibir sannyasa completamente. Na verdade,
muitas grandes personalidades que apareceram em Kali-yuga eram tyagis ou sannyasis,
inclusive Sri Ramanuja, Sri Madhva, Sri Vishnusvami e outros acaryas, todos bem
familiarizados com todos os sastras. Bem como os acaryas proeminentes, os seis
goswamis, que eram bhaktas de Sri Goura.
A sucessão pura de sannyasa
ainda prossegue nos dias de hoje. Com o preceito contra a aceitação de sannyasa
em Kali-yuga, na verdade quer-se dizer que é impróprio aceitar o ekadanda-sannyasa
originário da desautorizada linha de pensamento propagada por Acarya Sankara, a
qual se expressa em máximas como so ’ham
(sou esse brahma) e aham brahasmi (sou
brahma). Este tipo de sannyasa é que foi proibido.
Tridanda-sannyasa é o
sannyasa perpétuo e verdadeiro, sendo aplicável em todos os tempos. Às vezes, o
tridanda-sannyasa aparece sob a forma externa de ekadanda-sannyasa. Ekadanda-sannyasis desta estirpe, os quais na
verdade são grandes almas, aceitam a eternidade do tridanda-sannyasa, que
simboliza três aspectos: sevya (o objeto do serviço), sevaka (o servo) e seva
(o serviço). Tais pessoas consideram o ekadanda-sannyasa propagado por Sankara
inteiramente desautorizado e sem o apoio do sastra. Fica provado, portanto,
inclusive com base no sloka do Brahma-vaivarta Purana citado por smarta acaryas,
ser lógico que sadhakas seguidores do nivrtti-marga [agir para o prazer da
Suprema Personalidade de Deus] aceitem sannyasa.
Nota de rodapé sob a forma de comentários de Sri Srimad Bhaktivedanta Narayana Goswami Maharaja no cap. sete do Jaiva -dharma de Sril Bhaktivinoda Thakura.