Asta-kaliya- lila (Os eternos passatempos diários óctuplos de Radha Krishna).

 Existem 8 prahar (períodos) cada um com cerca de 3 horas no período de 24 horas. Asta representa o número 8 e kaliya significa período de tempo. Portanto, há 8 prahar (período) do dia da seguinte forma:

3h36 - 6h/6h - 8h24/8h24 - 10h48/10h48 - 15h36 /15h36 - 18h/18h - 20h24/20h24 - 22h48/22h48 - 3h36

Govindalīlāmṛta – Srila Krishnadas kaviraj Goswami

Os passatempos que Śrī Radha Kṛṣṇa realizam com Seus associados durante os oito períodos do dia.


Niśānta-bhajana – (aproximadamente 3h30 – 6h00) - passatempos no final da noite.

 No final da noite, Vṛndā-devī, temendo a aproximação do dia, indica ao śuka (papagaio), sāri (papagaio fêmea) e outros pássaros para fazerem sons doces para despertar Śrī Rādhā-Kṛṣṇa. Uma brisa fresca, suave e perfumada sopra lentamente. Com cantos encantadores, os pavões, pavoas, śuka, sāri e cucos glorificam os passatempos de Śrī RādhāKṛṣṇa. Eles dizem: “Ó Vrajarāja-nandana! Ó Nikuñjeśvarī! Quando receberemos Seu darśana?” Embora o Casal Divino tenha sido acordado pelo doce filho dos pássaros, Eles se abraçam com medo de se separarem e adormecerem novamente, cansados ​​das brincadeiras amorosas. Quanto mais Vṛndā-devī tenta acordá-Los, mais Eles fingem estar sonolentos, que dormem profundamente, pois Eles relutam em se separar. Naquele momento, a macaca Kakkhaṭī gritou bem alto “Jaṭilā! Jaṭilā!” e Eles despertam, cheios de medo. (O significado de 'Jaṭilā' é “A manhã chegou e os raios de sol, que parecem cabelos emaranhados [jaṭā], estão prestes a aparecer.” Mas também pode significar “Jaṭilā está chegando”, sendo Jaṭilā a sogra de Śrī Rādhā.) Os nitya-sakhīs e prāṇa-sakhīs entram no kuñja. Essas mañjarī-sakhīs ajudam Rādhā e Kṛṣṇa a se vestirem e a colocarem Seus ornamentos no lugar, ocultando assim os sinais de Seus passatempos amorosos. Depois disso, eles chamam as priya-sakhīs e as priya-narma-sakhīs. Kiśora e Kiśorī brincam um com o outro, e Śrī Lalitā executa Seu ārati. Depois seguem para suas respectivas residências.

Prata-kālīya-bhajana – (aproximadamente 6h00 – 8h30) -  passatempos ao amanhecer.

 Após o kuñja-bhanga-līlā, ou niśānta-līlā (passatempos no final da noite), Śrī Rādhā-Śyāmasundara retornam às Suas respectivas moradas e deitam-se em Suas camas. A condição de Śrī Kiśorī em Jāvaṭa é indescritível, pois Ela queima em separação de Seu amado. Śrī Rūpa e Rati Mañjarīs estão absortas em seu serviço a Ela e dão-Lhe encorajamento, novamente infundindo-Lhe vida. Às vezes Jaṭilā, às vezes Mukharā e às vezes Paurṇamāsī entram nos aposentos de Śrī Kiśorī, e neste momento Śyāmalā também vem. Kiśorī e Śyāmalā ficam imersas em brincadeiras uma com a outra. Dessa forma, o passatempo ganha sempre aspectos cada vez mais novos. Rūpa, Rati e outras mañjarīs prestam serviço íntimo a Śrīmatī banhando-a, decorando-a e assim por diante, e ao mesmo tempo, lembram-na dos passatempos de Śrī Kṛṣṇa.

Pūrvāhna-kālīya-bhajana – (aproximadamente 8h30 – 11h00) -  passatempos matinais.

 Lembro-me de Śrī Kṛṣṇa, que pela manhã vai para a floresta com as vacas e Seus sakhās. Śrī Nanda, Yaśodā e outros Vrajavāsīs O seguem por alguma distância. Inquieto e ansioso por se encontrar com Śrī Rādhā, Kṛṣṇa chega à margem do Rādhā kuṇḍa para Seu encontro (abhisāra). Lembro-me de Śrī Rādhā, que depois de receber o darśana de Kṛṣṇa em Nandabhavana, retorna para Sua casa. Jaṭilā ordena que ela adore o Deus Sol. Desejando saber o paradeiro de Śrī Kṛṣṇa, Rādhā senta-se e olha para a estrada, esperando o retorno de Sua sakhī, a quem Ela anseia para coletar esta informação.

Madhyāhna-kālīya-bhajana – (aproximadamente 11h00 – 15h30) -   passatempos do meio-dia.

 Eu medito em Śrī RādhāKṛṣṇa, que ao meio-dia desfrutam da companhia um do outro, sendo lindamente decorados com vários sentimentos transcendentais, tais como aṣṭa-sāttvika-bhāvas e vyabhicāri-bhāvas. Eles ficam extremamente inquietos devido à contrariedade (vāmya) e ao anseio (utkaṇṭhā). Em Seu jogo amoroso (kandarpa-yajña), as palavras jocosas de Śrī Lalitā e das outras sakhīs Lhes dão muito prazer. Eles desfrutam alegremente de esportes como balançar (jhūlā), brincar na floresta (vana-vihāra), brincar na água (jalakeli), roubar flauta (vaṁśī-haraṇa), encontros amorosos (ratikrīḍā), beber mel (madhu-pāna). ), adorando o deus Sol (sūrya-pūjā) e muitos outros tipos de passatempos, enquanto são servidos por Seus entes queridos.

Aparāhna-kālīya-bhajana – (aproximadamente 15h30 – 18h00) -  passatempos vespertinos

 À tarde, após madhyāhna-līlā, Śrī Rādhā vai até Sua casa, toma banho, se veste e se enfeita. Por ordem afetuosa de Śrī Yaśomatī, Ela prepara uma variedade de preparaçoes, incluindo karpūra-keli e amṛta-keli, para Seu prāṇanātha Śrī Kṛṣṇa. Quando Ele retorna da floresta para Vraja com as vacas e os sakhās, Ela contempla Sua face de lótus e fica cheia de deleite. Śrī Kṛṣṇa também fica plenamente satisfeito ao contemplá-La. Depois de se encontrar com Śrī Nanda e os outros gopas paternos, Ele é banhado e vestido pelas gopīs maternas maduras. Contemplo este Śrī Rādhā-Kṛṣṇa.

Sāya-kālīya-bhajana – (aproximadamente 18h00 – 20h30) -  passatempos ao entardecer.

 Lembro-me de Śrī Rādhā que, à noite, envia muitos tipos de alimentos cozidos com Suas sakhīs para Seu amante, Śrī Kṛṣṇa, e que fica feliz ao pegar os restos de Kṛṣṇa que são trazidos de volta a Ela por Suas sakhīs. Lembro-me de Śrī Kṛṣṇa, que toma banho ao retornar do pastoreio de vacas, que se veste lindamente e que é carinhosamente atendido de muitas maneiras por Mãe Yaśodā. Ele vai para o estábulo e, depois de ordenhar as vacas, volta para casa para a refeição noturna.

Pradoṣa-kālīya-bhajana – (aproximadamente 20h30 – 00h00) -  passatempos noturnos.

 Lembro-me de Śrī Rādhā ao entardecer, Suas queridas sakhīs vestindo-A com roupas brancas ou escuras, de acordo com a quinzena lunar. Acompanhada por Seus mensageiros, Ela parte para Seu abhisāra com Śrī Kṛṣṇa em um Vṛndāvana kuñja, conforme indicação de Vṛndā devī. Também me lembro de Śrī Kṛṣṇa naquela época, sentado na assembleia de gopas e sendo entretido pela Sua inteligência em vários jogos. Sua amorosa mãe O leva de lá para Seu quarto e de lá Ele segue para o kuñja solitário para encontrar Śrīmatī Rādhikā.

Rātri-līlā – (aproximadamente 00h00 – 3h30 - ) passatempos noturnos.

 À noite, Rādhā e Kṛṣṇa, que estão muito ansiosos para se verem, finalmente se encontram. Suas queridas gopis Os adoram realizando muitos serviços. Rādhā e Kṛṣṇa ficam cansados ​​de vagar pela floresta, cantando, dançando na rāsa-līlā e realizando outros passatempos com essas sakhīs mais amadas. Seu grupo de servas amorosas então os serve abanando-Lhes, oferecendo-lhes cânfora e tāmbūla, massageando Seus pés e assim por diante. Então o Casal Divino deita-se num canteiro de flores. Lembro-me desse Śrī Rādhā-Kṛṣṇa.



Fonte: https://raganugaprembhakti.wordpress.com/2019/10/12/asta-kaliya-lila/