A natureza material consiste em três modos –
bondade (sattva), paixão (rajas) e
ignorância (tamas). Quando uma entidade viva eterna entra em contato com a
natureza, ó Arjuna de braços poderosos, ela se torna condicionada por esses
modos. Bhagavad-gītā 14.5.
Ó pessoa virtuosa, o modo da bondade, sendo mais puro do que os outros, ilumina, livrando a
pessoa de todas as reações pecaminosas. Aqueles que estão situados neste modo
condicionam-se a uma sensação de felicidade e conhecimento. Bhagavad-gita 14.6
O modo da paixão nasce
de desejos e anseios ilimitados, ó filho de Kuntī, e por causa disso a entidade
viva encarnada está presa às ações fruitivas materiais. Bhagavad-gita 14.7
Ó filho de Bharata, fique sabendo que no modo
da escuridão ou ignorância,
nascido da ignorância, todas as entidades vivas encarnadas ficam iludidas. Os
resultados deste modo são a loucura, a indolência e o sono, que atam a alma
condicionada. Bhagavad-gita 14.8
Ó filho de Bharata, o modo da bondade
condiciona o homem à felicidade; o da paixão o condiciona à ação fruitiva; e o
da ignorância, cobrindo seu conhecimento, o ata à loucura. Bhagavad-gita 14.9
Aqueles situados no modo da bondade
gradualmente elevam-se aos planetas superiores; aqueles no modo da paixão vivem
nos planetas terrestres; e aqueles no abominável modo da ignorância descem para
os mundos infernais. Bhagavad-gita
14.18
De acordo com essa gradação, aqueles no modo
da bondade sobem para Satya-loka [planetas celestiais],
e aqueles no modo da paixão permanecem em Manushya-loka, o planeta do meio, a
Terra. A palavra jaghanya significa ‘abominável' [modo da ignorância],
e suas tendências são ignorância grosseira, preguiça, etc. Aqueles que estão
assim situados vão para o inferno. Comentário de Srila Srimad Bhaktivedanta Narayana Gosvami Maharaja no seu Srimad Bhagavad-gita (pág.599).
Quando alguém vê corretamente que em todas as
atividades o único agente que está em ação são estes modos da natureza e quando
conhece o Senhor Supremo, que é transcendental a todos esses modos, ele então
alcança Minha natureza espiritual. Bhagavad-gita
14.19
Todas as entidades vivas nas várias espécies de vida, desde rios, montanhas e formigas até trepadeiras, árvores e seres humanos, estão trabalhando enquanto estão impotentes e presos aos modos da natureza. Na realidade, esses três modos da natureza material são o único agente ativo em todas as suas ações. Paramesvara é o diretor original da natureza material, e mesmo que Ele seja o controlador da natureza material (prakrti) e dos três modos da natureza (os gunas), Ele é completamente transcendental a ambos. Aqueles que conhecem esta verdade também atravessam prakrti e os gunas para atingir o destino supremo, mas isso não pode ser compreendido apenas pela própria inteligência e discriminação. Comentário de Srila Srimad Bhaktivedanta Narayana Gosvami Maharaja no seu Srimad Bhagavad-gita (pág.600).