Ele é formado pela mente, inteligência e falso ego.
“A
alma é uma partícula da consciência. Quando comete a ofensa da aversão ao
serviço a Krsna, ela é impulsionada pela potência atraente de Maya. Logo que
ela é desse modo distraída, Durga a restringe a um corpo grosseiro feito
de cinco elementos materiais básicos [Éter, Ar, Fogo, Água e Terra],seus atributos e os onze
sentidos [os olhos, os ouvidos, o nariz, a língua, a pele, a
voz, as pernas, as mãos, o ânus, os órgãos genitais e a mente (Bhagavad-gītā 13.6-7)],
que são como o uniforme de um prisioneiro e, então, ela arroja
[arrasta] a alma na roda de karma.
Resolvendo-se nesse ciclo, a alma-jiva experimenta a felicidade e a tristeza, o
céu e o inferno e tudo mais. Além disso, ela concede à alma dentro do corpo
grosseiro, um corpo sutil que consiste de mente, inteligência e falso ego. Ao
deixar um corpo grosseiro, a jiva, naquele corpo sutil, abriga-se em outro
corpo grosseiro. Até ser liberta, a alma não pode largar seu corpo sutil composto
de desejos impuros. Quando o corpo sutil é abandonado, a alma se banha nas
águas do rio Viraja [a divisa do mundo material e espiritual] e se dirige para morada do Senhor
Hari. Durga realiza essas tarefas pela vontade do Senhor Govinda.” (Srila Bhaktivinoda Thakur,
em seu comentário no verso 44, do Sri Brahma-Samhita)
“Quando
a jiva está firmemente estabelecida em bhava-bhakti, abandona seu corpo
grosseiro e após isto ela abandona seu corpo sutil e se estabelece no corpo
espiritual puro.” (Srila
Bhaktivinoda Thakur no Jaiva-Dharma cap.17)
“Diz-se nas escrituras que os
soldados de Yamaraja, os Yamadutas, cobrem o corpo sutil do réu e levam-no à
morada de Yamaraja para que seja castigado de maneira tolerável. Não compete
aos soldados de Yamaraja dar cabo de uma pessoa. De fato, não é possível matar
a entidade viva porque, na verdade, ela é eterna; ela precisa apenas sofrer as
consequências de suas atividades de gozo dos sentidos.” (Explicação de Srila Bhaktivedanta Swami
Prabhupada)
“O
corpo grosseiro e o sutil não são permanentes; portanto suas funções ou
religiões são temporárias. A alma é eterna. Portanto, a função ou religião da
alma é eterna e seu nome é Dharma-védico ou Bhagavata-dharma. (Explicação de Srila Bhaktivedanta Narayan Maharaj)
“Quando
a jiva (ser vivo) transmigra
de um corpo para o outro, o corpo grosseiro muda, mas o corpo sutil não muda.
Quando as jivas deixam o corpo grosseiro, o corpo sutil carrega todo o seu
karma e desejos para o próximo corpo. A natureza das jivas em um novo corpo é o
resultado das influências de seus nascimentos anteriores, e sua natureza
determina o varna (qualificação/ordem social/capacidade de trabalho) no qual irá nascer.” (Srila
Bhaktivinoda Thakur em seu Jaiva-Dharma, cap 15).