Entendendo o corpo sutil.

 

 Ele é formado pela mente, inteligência e falso ego.

 “A alma é uma partícula da consciência. Quando comete a ofensa da aversão ao serviço a Krsna, ela é impulsionada pela potência atraente de Maya. Logo que ela é desse modo distraída,  Durga a restringe a um corpo grosseiro feito de cinco elementos materiais básicos [Éter, Ar, Fogo, Água e Terra],seus atributos  e os onze sentidos [os olhos, os ouvidos, o nariz, a língua, a pele, a voz, as pernas, as mãos, o ânus, os órgãos genitais e a mente (Bhagavad-gītā 13.6-7)], que são como  o  uniforme de um prisioneiro e, então, ela arroja [arrasta] a alma na roda de karma.

  Resolvendo-se nesse ciclo, a alma-jiva experimenta a felicidade e a tristeza, o céu e o inferno e tudo mais. Além disso, ela concede à alma dentro do corpo grosseiro, um corpo sutil que consiste de mente, inteligência e falso ego. Ao deixar um corpo grosseiro, a jiva, naquele corpo sutil, abriga-se em outro corpo grosseiro. Até ser liberta, a alma não pode largar seu corpo sutil composto de desejos impuros. Quando o corpo sutil é abandonado, a alma se banha nas águas do rio Viraja [a divisa do mundo material e espiritual] e se dirige para morada do Senhor Hari. Durga realiza essas tarefas pela vontade do Senhor Govinda.” (Srila Bhaktivinoda Thakur, em seu comentário no verso 44, do Sri Brahma-Samhita)

 “Quando a jiva está firmemente estabelecida em bhava-bhakti, abandona seu corpo grosseiro e após isto ela abandona seu corpo sutil e se estabelece no corpo espiritual puro.” (Srila Bhaktivinoda Thakur no Jaiva-Dharma cap.17)

 “Diz-se nas escrituras que os soldados de Yamaraja, os Yamadutas, cobrem o corpo sutil do réu e levam-no à morada de Yamaraja para que seja castigado de maneira tolerável. Não compete aos soldados de Yamaraja dar cabo de uma pessoa. De fato, não é possível matar a entidade viva porque, na verdade, ela é eterna; ela precisa apenas sofrer as consequências de suas atividades de gozo dos sentidos.”  (Explicação de   Srila Bhaktivedanta Swami Prabhupada)

 “O corpo grosseiro e o sutil não são permanentes; portanto suas funções ou religiões são temporárias. A alma é eterna. Portanto, a função ou religião da alma é eterna e seu nome é Dharma-védico ou Bhagavata-dharma. (Explicação de Srila Bhaktivedanta Narayan Maharaj)

 “Quando a jiva (ser vivo) transmigra de um corpo para o outro, o corpo grosseiro muda, mas o corpo sutil não muda. Quando as jivas deixam o corpo grosseiro, o corpo sutil carrega todo o seu karma e desejos para o próximo corpo. A natureza das jivas em um novo corpo é o resultado das influências de seus nascimentos anteriores, e sua natureza determina o varna (qualificação/ordem social/capacidade de trabalho) no qual irá nascer.”  (Srila Bhaktivinoda Thakur em seu Jaiva-Dharma, cap 15).


Srila Bhaktivinoda Thakur

Srila Bhaktivedanta Swami Prabhupada

Srila Bhaktivedanta Narayan Maharaj