Shiva é, assim como Brahma,
subordinado a Vishnu. Ele é, tecnicamente, uma expansão de Vishnu que entra em
contato de alguma forma com o mundo material. Enquanto Vishnu é totalmente
transcendental, Shiva entra em contato com os gunas [as três qualidades materiais de
bondade, paixão e ignorância]. O Srimad-Bhagavatam descreve:
harir hi nirguṇaḥ sākṣāt
puruṣaḥ prakṛteḥ paraḥ
sa sarva-dṛg upadraṣṭā
taṁ bhajan nirguṇo bhavet
“Hari [outro nome de Vishnu] é
deveras e diretamente livre dos gunas. Ele é o Senhor Supremo, a
testemunha eterna, transcendental e que tudo vê. Aquele que O adora torna-se
similarmente livre dos gunas”. (Srimad-Bhagavatam 10.88.5)
śivaḥ śakti-yutaḥ śaśvat
tri-liṅgo guṇa-saṁvṛtaḥ
“Shiva está sempre unido à sua energia pessoal, a natureza
material [shakti], e manifesta-se em três aspectos em resposta às solicitações
dos três gunas”. (Srimad-Bhagavatam 10.88.3)
Assim, Shiva é um Vishnu “modificado” pelo contato com
os gunas. A Brahma-samhita (5.45) diz isso de forma mais poética
ao comparar o Senhor Supremo ao leite, os gunas aos ácidos que
transformam o leite em iogurte, e Shiva ao iogurte.
kṣīraṁ yathā
dadhi vikāra-viśeṣa-yogāt
sañjāyate na hi tataḥ pṛthag asti hetoḥ
yaḥ śambhutām api tathā samupaiti kāryād
govindam ādi-puruṣaṁ tam ahaṁ bhajāmi
“Adoro o Senhor primordial, que se torna a forma de Shiva,
personalidade esta tida como não diferente do Supremo e, ao mesmo tempo, tida
como diferente em virtude de seu contato com as transformações da natureza
material, assim como pela ação de ácidos o leite se torna iogurte, que pode ser
considerado como igual à sua causa, o leite, porém age de maneira diferente”.
Shiva é, assim como Brahma,
subordinado a Vishnu. Ele é, tecnicamente, uma expansão de Vishnu que entra em
contato de alguma forma com o mundo material. Enquanto Vishnu é totalmente
transcendental, Shiva entra em contato com os gunas [as três qualidades materiais de
bondade, paixão e ignorância]. O Srimad-Bhagavatam descreve:
harir hi nirguṇaḥ sākṣāt
puruṣaḥ prakṛteḥ paraḥ
sa sarva-dṛg upadraṣṭā
taṁ bhajan nirguṇo bhavet
“Hari [outro nome de Vishnu] é
deveras e diretamente livre dos gunas. Ele é o Senhor Supremo, a
testemunha eterna, transcendental e que tudo vê. Aquele que O adora torna-se
similarmente livre dos gunas”. (Srimad-Bhagavatam 10.88.5)
śivaḥ śakti-yutaḥ śaśvat
tri-liṅgo guṇa-saṁvṛtaḥ
“Shiva está sempre unido à sua energia pessoal, a natureza
material [shakti], e manifesta-se em três aspectos em resposta às solicitações
dos três gunas”. (Srimad-Bhagavatam 10.88.3)
Assim, Shiva é um Vishnu “modificado” pelo contato com
os gunas. A Brahma-samhita (5.45) diz isso de forma mais poética
ao comparar o Senhor Supremo ao leite, os gunas aos ácidos que
transformam o leite em iogurte, e Shiva ao iogurte.
kṣīraṁ yathā
dadhi vikāra-viśeṣa-yogāt
sañjāyate na hi tataḥ pṛthag asti hetoḥ
yaḥ śambhutām api tathā samupaiti kāryād
govindam ādi-puruṣaṁ tam ahaṁ bhajāmi
“Adoro o Senhor primordial, que se torna a forma de Shiva,
personalidade esta tida como não diferente do Supremo e, ao mesmo tempo, tida
como diferente em virtude de seu contato com as transformações da natureza
material, assim como pela ação de ácidos o leite se torna iogurte, que pode ser
considerado como igual à sua causa, o leite, porém age de maneira diferente”.
Corretamente, entende-se que
Vishnu é o Senhor Supremo, ao passo que Brahma e Shiva Lhe são subordinados.
Mais detalhadamente, vimos também que Brahma e Shiva são subordinados a Vishnu,
porém gozam de status diferentes, sendo Brahma uma alma muito
avançada que assumiu um cargo importante no universo, e Shiva, uma expansão de
Vishnu que entra em contato com o mundo material e assim assume uma outra
forma, um outro nome e um outro status.