Depois que Krishna matou Vatsasura (ou Bakrasura) que era um demônio que tomou a forma de um bezerro, Seus amigos disseram a Ele que Ele tinha que ir se banhar no Ganges para purificação. Não querendo viajar todo o caminho até o Ganges, Krishna por Sua meditação trouxe o Ganges para este lugar. Manasi-ganga recebeu esse nome porque foi criado pela mente [mana] de Krishna.
| Aparição de Ganga Devi em Vrindavan |
Certa vez, Nanda e Yasoda, ouvindo sobre as glórias do Rio Ganges, tiveram o desejo de se banhar nele. Os moradores de Braja não queriam deixar Vrindavana, embora Krishna estivesse disposto a levá-los até lá, apesar da grande distância. Eles disseram com desejo: "Gostaríamos que a mãe Ganga viesse aqui". Krishna disse a Seu pai que não era necessário ir ao Ganges, pois ele já estava presente em Braja. Krishna então levou Seu pai ao Manasi Ganga e eles tomaram banho lá. Dizem que nessa época todos podiam ver a Deusa Ganga sentada sobre um crocodilo, que é seu veículo divino.
Passatempo de Barco no Manasi Ganga - Srimati Radharani e as gopis chegaram à margem do Manasi Ganga e queriam atravessar de barco. Elas estavam carregando seus potes de iogurte e outras preparações lácteas. Krishna, que estava disfarçado de barqueiro, disse-lhes que as levaria para fazer a travessia. Elas então barganharam por um tempo sobre o valor que seria cobrado e então concordaram que o preço seria alguns doces e manteiga. Ele remou por um tempo e então simplesmente parou. Srimati Radharani e as gopis perguntaram a Ele porque havia parado. Ele disse que estava cansado e com fome e que não poderia ir mais longe, se elas não O alimentassem. Elas então lhe ofereceram seus laticínios e. Ele comeu tudo.
Em seguida Ele disse a elas que tiraria um cochilo e que deveriam massagear Seus braços e pernas. Elas falaram que se Ele não continuasse remando, elas O jogariam ao mar. Ele então começou a remar novamente. Novamente Ele parou e as gopis perguntaram a Ele porque havia parado. Ele falou que o barco era velho e que a água estava entrando, porque o que elas estavam carregando era muito pesado. As gopis então jogaram ao mar seus potes de iogurte e suas joias.
Então veio uma tempestade. Radharani se assustou e abraçou o barqueiro. Nesse momento, Ela percebeu que o barqueiro era Krishna. O vento e as ondas então se acalmaram. Radharani puxou a flauta de Krishna de debaixo de Suas vestes, e as gopis puderam entender que o barqueiro era Krishna disfarçado.
Este passatempo é chamado Noka-vihar (passatempo de navegação) e é descrito no Gopala Campu de Jiva Gosvami. As descrições de outros passatempos de navegação também estão no Vraja Vilasa Stava.
O maior e mais sagrado lago da cidade de Mathura, em Govardhana, é o Manasi Ganga. Ele está situado bem no coração de Govardhana. A água pura do Mansi Ganga é considerada mais piedosa que a do Rio Ganges. Manasi Ganga costumava ser um grande lago, mas ficou muito menor ao longo dos anos.




