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| Śrīman Nimbāditya |
O artigo “Śrīman Nimbāditya” foi escrito por Śrīla Bhaktivinoda Ṭhākura em 1881 e publicado no primeiro volume de Sajjana Toṣaṇī.
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| Śrīla Bhaktivinoda Ṭhākura |
Já
mencionamos que, nas escrituras védicas arianas, estes quatro livros
— os Upanishads, o Vedanta - sūtra, o Bhagavad - gītā e
o Sahasra - nāma — são excelentes e especialmente
venerados. De tempos em tempos, todas as grandes personalidades que surgiram em
Bhārata-varṣa (Índia) estabeleceram sampradāyas [escola de pensamento
filosófico e religioso] para a pregação do dharma e prepararam
comentários sobre esses quatro livros, propagando suas próprias filosofias.
Esse sistema pode ser observado em Śrīmad Śaṅkarācārya. Śaṅkara Svāmī é
um advaitavādī [seguidor do não-dualismo, ou monismo].
Seus comentários são interpretações não-vaiṣṇavas. Em sua suprema misericórdia,
os Vaiṣṇava ācāryas prepararam quatro tipos de comentários e
estabeleceram o bhakti - mārga (caminho da devoção). Embora
as filosofias nesses quatro tipos de comentários sejam um pouco diferentes,
todas elas são bhaktivādīs (seguidores da filosofia da devoção).
A
filosofia de Rāmānuja é considerada viśiṣṭādvaita (monismo
qualificado). A filosofia de Madhvācārya pode ser chamada de śuddha-dvaita (dualismo
puro). A opinião de Viṣṇu Svāmī é śuddhādvaita (monismo purificado).
Eu chamo a filosofia de Nimbāditya de dvaitādvaita (dualismo e não-dualismo).
Durante uma visita a Śrī Vṛndāvana-dhāma no ano
passado, recebemos o Daśa-ślokī Bhāṣya escrito por Śrī Nimbāditya de
um Vaiṣṇava paṇḍita . A filosofia de Śrī Nimbāditya foi compilada
nestes dez ślokas .
Em minha estadia em Śrī Vṛndāvana, conheci
Śrī Gopīlāla Gosvāmī. Soube por ele que possuía dois livros da sampradāya de
Nimbāditya . Um era o comentário do Vedanta-sūtra de Keśava Kaśmīra
e o outro era o Daśa-śloki Bhāṣya de Nimbāditya. Nimbāditya era
um antigo ācārya . Keśava Kaśmīra era um digvijayī – paṇḍita
[uma pessoa de grande sabedoria que obteve vitória ou reconhecimento em todas
as direções, geralmente em debates ou discussões filosóficas] em
sua sampradāya . Quando Śrī Śrī Caitanya Mahāprabhu ensinava o
dharma Vaiṣṇava e a gramática sânscrita aos alunos de Śri Navadvīpa, o
digvijayī – paṇḍita Keśava Kaśmīra veio a Navadvīpa e discutiu śāstra com
Mahāprabhu, sendo derrotado por Ele. Isso é descrito no texto de Śri
Caitanya-caritāmṛta.
Como Keśava Kaśmīra era contemporâneo de
Mahāprabhu, deve-se admitir que ele viveu há quatrocentos anos. Nimbāditya deve
ter surgido muito antes dele. Nābhajī não mencionou o período de Nimbāditya no
texto de seu Bhakta-māla . Nimbāditya nasceu não muito longe da
Colina Govardhana — portanto, sabemos que ele era um vraja-vāsī . Não
há dúvida de que Nimbāditya foi agraciado com a graça de Bhagavān e um erudito
proeminente. Mas deduz-se que ele propagou o dharma muito mais tarde
do que os outros três Vaiṣṇava ācāryas .
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Śrīla Bhakti Prajñāna Keśava Mahārāja |



