Śrīman Nimbāditya.

 

Śrīman Nimbāditya

O artigo “Śrīman Nimbāditya” foi escrito por Śrīla Bhaktivinoda Ṭhākura em 1881 e publicado no primeiro volume de Sajjana Toṣaṇī. 

Śrīla Bhaktivinoda Ṭhākura 

 Já mencionamos que, nas escrituras védicas arianas, estes quatro livros — os Upanishads, o Vedanta - sūtra, o Bhagavad - gītā e o Sahasra - nāma — são excelentes e especialmente venerados. De tempos em tempos, todas as grandes personalidades que surgiram em Bhārata-varṣa (Índia) estabeleceram sampradāyas [escola de pensamento filosófico e religioso] para a pregação do dharma e prepararam comentários sobre esses quatro livros, propagando suas próprias filosofias. Esse sistema pode ser observado em Śrīmad Śaṅkarācārya. Śaṅkara Svāmī é um advaitavādī [seguidor do não-dualismo, ou monismo]. Seus comentários são interpretações não-vaiṣṇavas. Em sua suprema misericórdia, os Vaiṣṇava ācāryas prepararam quatro tipos de comentários e estabeleceram o bhakti - mārga (caminho da devoção). Embora as filosofias nesses quatro tipos de comentários sejam um pouco diferentes, todas elas são bhaktivādīs (seguidores da filosofia da devoção).

 A filosofia de Rāmānuja é considerada viśiṣṭādvaita (monismo qualificado). A filosofia de Madhvācārya pode ser chamada de śuddha-dvaita (dualismo puro). A opinião de Viṣṇu Svāmī é śuddhādvaita (monismo purificado). Eu chamo a filosofia de Nimbāditya de dvaitādvaita (dualismo e não-dualismo).

 Durante uma visita a Śrī Vṛndāvana-dhāma no ano passado, recebemos o Daśa-ślokī Bhāṣya escrito por Śrī Nimbāditya de um Vaiṣṇava paṇḍita . A filosofia de Śrī Nimbāditya foi compilada nestes dez ślokas .

 Em minha estadia em Śrī Vṛndāvana, conheci Śrī Gopīlāla Gosvāmī. Soube por ele que possuía dois livros da sampradāya de Nimbāditya . Um era o comentário do Vedanta-sūtra de Keśava Kaśmīra e o outro era o Daśa-śloki Bhāṣya de Nimbāditya. Nimbāditya era um antigo ācārya . Keśava Kaśmīra era um digvijayī – paṇḍita [uma pessoa de grande sabedoria que obteve vitória ou reconhecimento em todas as direções, geralmente em debates ou discussões filosóficas]  em sua sampradāya . Quando Śrī Śrī Caitanya Mahāprabhu ensinava o dharma Vaiṣṇava e a gramática sânscrita aos alunos de Śri Navadvīpa, o digvijayī – paṇḍita Keśava Kaśmīra veio a Navadvīpa e discutiu śāstra com Mahāprabhu, sendo derrotado por Ele. Isso é descrito no texto de Śri Caitanya-caritāmṛta.

 Como Keśava Kaśmīra era contemporâneo de Mahāprabhu, deve-se admitir que ele viveu há quatrocentos anos. Nimbāditya deve ter surgido muito antes dele. Nābhajī não mencionou o período de Nimbāditya no texto de seu Bhakta-māla . Nimbāditya nasceu não muito longe da Colina Govardhana — portanto, sabemos que ele era um vraja-vāsī . Não há dúvida de que Nimbāditya foi agraciado com a graça de Bhagavān e um erudito proeminente. Mas deduz-se que ele propagou o dharma muito mais tarde do que os outros três Vaiṣṇava ācāryas .

 Obs- “Na verdade, Nimbāditya e Nimbārka não são a mesma pessoa.” Śrīla Bhakti Prajñāna Keśava Mahārāja
 Śrīla Bhakti Prajñāna Keśava Mahārāja