Como Senhor Krishna desaparece do do planeta?

Jara e o Senhor Krsna
   O Senhor manifestando Sua forma de quatro braços, sentou-Se sob uma árvore pippala, colocando Seu pé esquerdo, cujo calcanhar era vermelho como lótus vermelho koka-nada, sobre Sua coxa direita. Um caçador chamado Jara, olhando da margem do oceano para Prabhasa, confundiu o pé vermelho do Senhor com a cara de um veado e disparou nele sua flecha. 

  Na base desta árvore existe agora um templo e na praia está o Vira-prabhanjana Matha e, dizem que deste posto o caçador Jara atirou sua flecha. O caçador é Bhrgu Rsi, um devoto do Senhor e deve-se compreender que este é um passatempo ilusório.

Fonte: Comentário de Srila BV Swami Prabhupada no Bhag.11.6.35



 A última fase dos passatempos do Senhor Kṛṣṇa é descrita no Śrīmad- Bhāgavatam como mausala-līlā . Isso inclui o mistério do desaparecimento de Kṛṣṇa deste mundo material. Nesse passatempo, o Senhor desempenhou o papel de ser morto por um caçador.

 Na conclusão de sua obra Mahābhārata-tātparya-nirṇaya, Śrī Madhvācārya-pāda escreveu o seguinte significado para o mauṣala-līlā. A Suprema Personalidade de Deus, a fim de confundir os demônios e garantir que a palavra de Seus próprios devotos e dos brāhmaṇas fosse mantida, criou um corpo de energia material no qual a flecha foi atirada. Mas a forma real de quatro braços do Senhor nunca foi tocada pela flecha de Jarā, que é na verdade o devoto do Senhor, Bhṛgu Ṛṣi. Em uma era anterior, Bhṛgu Muni colocou seu pé no peito do Senhor Viṣṇu. A fim de neutralizar a ofensa de colocar seu pé indevidamente no peito do Senhor, Bhṛgu teve que nascer como um caçador degradado. Mas mesmo que um grande devoto aceite de bom grado um nascimento tão baixo, a Personalidade de Deus não pode tolerar ver Seu devoto em tal condição caída. Assim, a Personalidade de Deus arranjou que no final de Dvāpara-yuga, quando o Senhor estava encerrando Seus passatempos manifestos, Seu devoto Bhṛgu, na forma do caçador Jarā, lançaria a flecha em um corpo material criado pela energia ilusória do Senhor. Assim, o caçador se tornaria arrependido, ganharia a libertação de seu nascimento degradado e voltaria para Vaikuṇṭha-loka.


 Portanto, para agradar Seu devoto Bhṛgu e confundir os demônios, o Senhor Supremo manifestou Sua mauṣala-līlā em Prabhāsa [Um lugar sagrado perto de Dvārakā onde ocorreu o fratricídio [matança entre povos da mesma raça] da dinastia Yadu], mas deve ser entendido que este é um passatempo ilusório. Para confundir os não devotos, o Senhor criou um corpo ilusório de Sua energia material enquanto simultaneamente permanecia pessoalmente em Seu próprio corpo sac-cid-ānanda , e assim Ele manifestou a queda de uma forma material ilusória. Essa pretensão efetivamente confunde demônios tolos, mas o verdadeiro corpo transcendental e eterno de bem-aventurança do Senhor Śrī Kṛṣṇa nunca experimenta a morte.

Fonte: Comentário de Srila BV Swami Prabhupada no Bhag.11.6.35