Embora Sri Vrndavana–dhama seja a mina de rasa (doçura amorosa), é impossível alguém alcançá-la. Logo, manifestando-se como Navadvipa, esse mesmo Sri Vrndavana-dhama capacita os seres vivos a saborear rasa.
Os passatempos de Sri Radha-Krsna são a essência
de todas as rasas, motivo pelo qual não é de uma hora para outra que se consegue
a aptidão para adentrá-los. O simples ir a Vraja não confere rasa a ninguém. As
ofensas são um dos motivos para rasa tornar-se virasa (insossa).
Nesta terrível Kali-yuga, os seres vivos vivem
atolados em ofensas. Como se isso não bastasse, suas vidas, tão efêmeras que
parecem durar poucos dias, são assoladas por toda sorte de problemas. É impossível
conseguir vraja-rasa mesmo que se a queira. Portanto, o motivo exclusivo pelo
qual alguém logra tê-la é a misericórdia de Krsna.
Por isso, a fim de conceder Sua misericórdia aos
seres vivos, Sri Radha-krsna aparecem unidos sob uma só forma como Sri
Gaurahari. Acompanhados de Sri Vrndavana–dhama, Eles surgem aqui em Navadvipa.
A fim de capacitar as jivas a saborear rasa,
Sri Gaurahari lhes proporciona um caminho pelo qual suas ofensas não representam
obstáculo algum.
Refugiando-se no santo nome e morando em Sri
Navadvipa, o sadhaka capacita-se para saborear rasa, libertando-se de todas as
ofensas.
Dessa maneira, conseguindo a misericórdia de
Sri Gaurahari, o ser vivo alcança Sri Vrndavana.