Neste dia Krsna sente grande separação de Sri Radhika na parte da manhã. Seu amigo Subala (que se parece com Radhika) decide ajudá-Lo, dizendo: "Apenas sente-se e espere aqui, Kanai! Vou trazer prontamente Sua amada aqui!"
Subala corre até Yavata, a aldeia onde vive Sri Radhika (com seu marido), e bate na porta da casa de Jatila, a sogra de Radha.
Jatila abre a porta e pergunta-lhe: "Subala, o que você quer aqui?"
Subala diz: "Eu estou procurando um dos meus bezerros! Meus amigos o viram vagando por aqui em algum lugar! Posso procurá-lo em seu quintal?"
Jatila diz: "Bem, suponho que sim!"
Subala entra na casa e vai direto para o quarto de Sri Radhika. Radhika fica um pouco surpresa quando vê o querido amigo de Krsna, Subala dentro de seu quarto e Ela pergunta-lhe: "Subala! Como está Kanai (Krsna)? Você pode me ajudar a encontrá-Lo de alguma forma? "
Subala diz: "Claro! Basta vestir-se com minhas roupas de vaqueiro e ir direto para fora da porta! Quando você encontrar Jatila apenas diga-lhe: "Obrigado por me deixar procurar meu bezerro! Estou levando-o junto sob meu cachecol!" Desta forma, Você poderá explicar o grande volume de Seus seios sob Seu cachecol de vaqueiro"
Sri Radhika e Subala, em seguida, trocam de roupa e Radhika consegue assim escapar da vigilância de Jatila, seguindo estritamente as instruções do Subala.
Srila Raghunatha Dasa Gosvami diz: subala nyasta sarupya: "Sri Radhika investiu Sua própria forma em Subala".
Sri Radha vestida como um menino vaqueirinho |
Quando Radhika, vestida como Subala, veio até Krsna, Ela decidiu pregar uma peça nEle. Ela finge ser Subala e diz a Krsna: "Desculpe, Kanai! Eu não consegui trazer Sri Radhika para Você! Mas não se preocupe, de qualquer maneira Eu encontrei Candravali no caminho e ela diz que está pronta para Você, então se Você quiser pode ir ter com ela!"
Krsna passa no teste, e lamenta: "Radhe! Eu só quero a Ti! Como eu posso de alguma forma encontrar-Te?" Vendo como Krsna é fiel a Ela, Sri Radhika torna-se muito satisfeita. Ela revela Sua verdadeira identidade e abraça-Lhe."