O que é Gopastami/Gosthastami ?

 "O oitavo dia lunar da quinzena brilhante do mês de Kārttika é conhecido pelas autoridades como Gopāṣṭamī . A partir daquele dia, o Senhor Krsna tornou-se um pastor de vacas, enquanto anteriormente Ele cuidava dos bezerros." [seção Kārttika-māhātmya do Padma Purāṇa]

 Neste dia, o senhor Sri Krishna tornou-se um vaqueiro qualificado e levou as vacas para pastar em Govardhana. Anteriormente Ele era o guardião dos bezerros. Foi nesse dia que Ele se tornou um gopa, ou vaqueirinho.

  Festival dedicado ao Senhor Krishna e as vacas. Neste festival, os devotos oferecem um respeito especial para as vacas por sua utilização na vida diária. Vacas fornecem o leite que ajuda no cumprimento da exigência nutricional das pessoas como uma mãe. É por isso que as vacas são consideradas sagradas e adoradas na religião védica como uma mãe.

  É um dia importante para os devotos mostrarem respeito e gratidão às vacas por fornecerem um alimento tão especial. As pessoas visitam o estábulo para banharem as vacas, decorar com panos e joias antes de oferendas especiais feitas pelos devotos.

  Neste dia, Sri Krishna puja (adoração a Krsna) e Gow Puja (adoração as vacas) são realizados juntamente com pradakshina (doação) para adquirir bênçãos para uma vida boa e feliz. 
  
 
  Essa cerimônia foi organizada por Nanda Maharaj para Krishna e Balarama, quando foram levar as vacas para pastar pela primeira vez em Vrindavan. Neste festival, o amor de Krishna pelos bezerros e pelas vacas é retratado muito bem. 

 Neste dia Krsna sente grande separação de Sri Radhika na parte da manhã. Seu amigo Subala (que se parece com Radhika) decide ajudá-Lo, dizendo: "Apenas sente-se e espere aqui, Kanai! Vou trazer prontamente Sua amada aqui!"

 Subala corre até Yavata, a aldeia onde vive Sri Radhika (com seu marido), e bate na porta da casa de Jatila, a sogra de Radha.

 Jatila abre a porta e pergunta-lhe: "Subala, o que você quer aqui?"

 Subala diz: "Eu estou procurando um dos meus bezerros! Meus amigos o viram vagando por aqui em algum lugar! Posso procurá-lo em seu quintal?"

 Jatila diz: "Bem, suponho que sim!"

 Subala entra na casa e vai direto para o quarto de Sri Radhika. Radhika fica um pouco surpresa quando vê o querido amigo de Krsna, Subala dentro de seu quarto e Ela pergunta-lhe: "Subala! Como está Kanai (Krsna)? Você pode me ajudar a encontrá-Lo de alguma forma? "

 Subala diz: "Claro! Basta vestir-se com minhas roupas de vaqueiro e ir direto para fora da porta! Quando você encontrar Jatila apenas diga-lhe: "Obrigado por me deixar procurar meu bezerro! Estou levando-o junto sob meu cachecol!" Desta forma, Você poderá explicar o grande volume de Seus seios sob Seu cachecol de vaqueiro"

 Sri Radhika e Subala, em seguida, trocam de roupa e Radhika consegue assim escapar da vigilância de Jatila, seguindo estritamente as instruções do Subala.

Srila Raghunatha Dasa Gosvami diz: subala nyasta sarupya: "Sri Radhika investiu Sua própria forma em Subala".

Sri Radha vestida como um menino vaqueirinho

 Quando Radhika, vestida como Subala, veio até Krsna, Ela decidiu pregar uma peça nEle. Ela finge ser Subala e diz a Krsna: "Desculpe, Kanai! Eu não consegui trazer Sri Radhika para Você! Mas não se preocupe, de qualquer maneira Eu encontrei Candravali no caminho e ela diz que está pronta para Você, então se Você quiser pode ir ter com ela!"

 Krsna passa no teste, e lamenta: "Radhe! Eu só quero a Ti! Como eu posso de alguma forma encontrar-Te?" Vendo como Krsna é fiel a Ela, Sri Radhika torna-se muito satisfeita. Ela revela Sua verdadeira identidade e abraça-Lhe."