Srila Jiva Goswami |
O sobrinho e discípulo de Srila Rupa Goswami foi um dos seis Goswamis de Vrndavana. [O pai de Srila Jiva Gosvami, Anupama, era o irmão de Srila Rupa Gosvami e de Srila Sanatana Gosvami] Quando era um garoto ele recebeu o darsana de Mahaprabhu quando Ele (Mahaprabhu) foi até a vila de Ramakeli. Sri Rupa Gosvami colocou Sri Jiva Gosvami aos pés de Mahaprabhu que, por Sua vez, colocou Suas mãos de lótus sobre a cabeça de Srila Jiva.
Após o desaparecimento de Rupa Goswami e Sanatana Goswami, Srila Jiva Goswami se tornou o principal acarya da comunidade vaisnava. Foi o maior e mais prolífico acadêmico de sua época. Ele compôs meio milhão de versos em sânscrito sobre a ciência da devoção e das glórias de Krsna. Tinha olhos de lótus, um nariz e testa altos, peito largo, braços longos, e um radiante corpo dourado. (Veja o Sri Caitanya-caritamrta, Adi-lila 10.85).
George Harrison visitando o samadhi de Srila Jiva Goswami
Sri Vilasa Manjari |
Na parte sudeste do kunja de Sri Visakha encontra-se o muito bonito Vilasanandada Kunja, onde Sri Vilasa Manjari permanece sempre como uma das sakhis de Sri Rupa Manjari. Ela tem a cor do corpo como o de uma flor Ketaki dourada, e seu vestido é a cor de um zangão. Sua natureza é vama-mrdvi [inflexível, mas de linguagem gentil], com a idade de 12 anos, 11 meses e 26 dias. No gaura-lila ela é conhecida como Sri Jiva Goswami.