1. Sri Sri Guru Gauranga Gandharvika Giridhari era sua
ishtadeva em Vraja-pattan, Sri Chaitanya Math, Mayapur.
2. Ele sempre enfatizou que as qualificações materiais
não são necessárias para receber a vida espiritual. Ele enviou alguns de seus
discípulos sannyasi para fora da Índia para pregar e abrir a Gaudiya Maths lá.
3. Ele liderou o canto do santo nome do Senhor nas ruas,
declarando que este é o cântico mais importante do mundo inteiro.
4. Em três de abril de 1931, Srila Bhaktisiddhanta abriu
o Instituto Bhaktivinoda em Sri Mayapur, onde falou sobre a diferença entre
conhecimento material e espiritual.
5. Vedas: Srila Bhaktisiddhanta ajustou a tradição da
Gaudiya Math às condições tecnológicas e sociais do século XX. Ele considerou a
imprensa o meio mais eficaz de espalhar a Consciência de Krishna em todo o
mundo. Ele próprio foi autor de mais de 40 livros e editor de cerca de 500,
além de importantes traduções, comentários e ensaios filosóficos.
6. Srila Bhaktisiddhanta ajudou as comunidades pobres e
famintas e salvou a vida de muitas pessoas dando-lhes a Consciência de Krishna.
7. Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati fez grandes esforços
para proteger a sampradaya do materialismo e da imitação. Em suas viagens pela Índia,
especialmente no sul da Índia, ele desfrutou da reputação de debatedor
incrivelmente poderoso e recebeu o título de Simha Guru (o Guru Leão).
8. A dignidade das mulheres e as primeiras discípulas
europeias: Uma das maiores contribuições de Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati
para as mulheres. Preocupada com o fato de as mulheres não terem um verdadeiro
refúgio transcendental nesta era de Kali-yuga, ele deu às mulheres a
oportunidade de se abrigarem.
9. Política: Ele envolveu até mesmo o governo britânico
em Krishna seva.
10. Notícias Divinas: Ele sempre enfatizou a importância
de publicar e distribuir literatura vaishnava como um meio de educar as massas
ignorantes. A fim de
facilitar a impressão de livros e revistas, ele estabeleceu quatro tipografias: A impressão de Gaudiya funciona em Calcutá (1923), A impressão Nadiya Prakash funciona em Mayapur (1928), A imprensa Bhagavata em Krishna Nagar (1914-15), e O Paramarthi trabalhos de impressão em Cuttack (1936).
facilitar a impressão de livros e revistas, ele estabeleceu quatro tipografias: A impressão de Gaudiya funciona em Calcutá (1923), A impressão Nadiya Prakash funciona em Mayapur (1928), A imprensa Bhagavata em Krishna Nagar (1914-15), e O Paramarthi trabalhos de impressão em Cuttack (1936).
11. Arquitetura: Ele construiu templos muito bonitos em
diferentes estilos para o prazer de Krishna, como Vraja-pattan e Yoga Pith em
Mayapur, Bagh Bazaar Math em Calcutá, Radha Krishna Math, Chennai Math e
outros.
12. Arte e Educação: Ele abriu exposições teístas em seus templos e também
estabeleceu o Instituto de Pesquisa Srila Bhaktivinoda Thakur (biblioteca para
a cultura Krishna), e o Varna ashram dharma (a divisão espiritual da
sociedade).
13.
Santuários das pegadas de Mahaprabhu: Foi o desejo de Sarasvati Thakur de
estabelecer 108 santuários em toda a Índia como memoriais para os lugares onde
Sri Chaitanya Mahaprabhu havia santificado pelo toque de seus pés. Estes
santuários eram impressões dos pés de Gaura Sundara estampados em mármore.
14. Ecologia: Vraja-pattan é considerado Vrindavan em
Mayapur. Era a casa de Candrasekhara acharya na lila de Mahaprabhu. Lá ele
plantou diferentes árvores de Vraja, Govardhana, Syama-kunda e Radha-kunda,
afirmando que não há diferença entre esses lugares e Vraja dhama.
15. Organização Divina: Com o propósito de
propagar a Consciência de Krishna, Srila Bhaktisiddhanta Prabhupada organizou a
Missão Gaudiya com 64 ramos. Ele estava sempre dedicado a manter a pureza do
vaishnavismo. Foi uma poderosa
influência unificadora sobre as várias seitas vaishnavas, enfatizando os pontos
de concordância compartilhados pelos quatro principais sampradayas.
16. Entre 1919-1929 ele viajou constantemente
por toda a Índia. Ele lecionou para milhares de pessoas, debatendo e derrotando
várias seitas religiosas falsas. Ele organizou visitas a locais sagrados para
que seus seguidores estabelecessem educação sobre a tradição sagrada,
realizando parikrama com seus discípulos em diferentes locais sagrados.