Atividades como construir uma matha (templo), encontrar e conversar com pessoas materialistas ou aristocráticas, hospedar grandes festivais e conferir o Sri nama-mantra a pessoas fiéis que sinceramente desejem servir Sri Bhagavān, Seus devotos e Seu dhāma, aumenta bhakti e, finalmente, faz com que prema apareça. Essas mesmas atividades, no entanto, ligam a pessoa a este mundo material se elas são realizadas com o objetivo de gratificar os sentidos da pessoa; acumulando riqueza, mulheres e fama; ou alcançar o dharma [religião], artha [desenvolvimento econômico], kāma [luxúria] ou mokṣa [liberação].
Srila Bhakti Dayita Madhav Goswami Maharaj |
Neste mundo, a renúncia significa renunciar aos objetos do seu apego. Somente quando uma pessoa renuncia aos objetos de seu prazer mundano pelo prazer da Entidade Completa [Śrī Bhagavān], sem esperar prazer ou algo em troca, pode sua renúncia ser considerada renúncia efetiva. Em outras palavras, a verdadeira renúncia implica não lutar pelo dharma, artha, kāma ou mokṣa, ou pela religiosidade, riqueza, prazer sensorial e liberação .
Renunciar aos esforços de gratificação dos sentidos - isto é, empenhar-se na busca da felicidade neste mundo ou no próximo - é corajoso e glorioso. Mas a renúncia mais alta é abandonar tudo, até mesmo a vontade e desejos independentes, para satisfazer Bhagavān Śrī Kṛṣṇa e Seus focados devotos.
Renunciar a propensão da mente para a
independência, em outras palavras, o sacrifício do próprio eu, é muito superior
a renunciar ao que é inerte e temporário. A glória da renúncia reside verdadeiramente
na glória do objeto de tal sacrifício. Śrī Bhagavān e Seus devotos que possuem
prema [amor] são ilimitadamente gloriosos; e, portanto, renunciar para o prazer deles é supremamente nobre. Tal
renúncia é incomparável porque aumenta a felicidade de todas as entidades vivas
ao despertar seu relacionamento com Śrī Bhagavān. Não admite nem mesmo o menor sintoma
de angústia. Pelo contrário, o renunciante sente-se cada vez mais feliz a cada
passo.
Os trabalhadores fruitivos, ou
karmīs, fazem sacrifícios e realizam austeridade com a esperança de alcançar um
aumento no prazer dos sentidos mundanos no futuro. Tal renúncia é, portanto,
escassa e não confere felicidade completa. Os Jñānīs, que desejam realizar o
brâmane impessoal, fazem sacrifícios e realizam austeridade para dissipar seu
próprio sofrimento. Sua renúncia também não dá plena felicidade.
Os sacrifícios e austeridades dos
devotos de Kṛṣṇa, no entanto, são destinados exclusivamente ao prazer de Śrī
Hari. Como Śrī Kṛṣṇa é a causa de todas as causas, tal renúncia confere o
bem-estar verdadeiro ao devoto e aos outros.