Bhakti-devi é a essência da potência interna de Sri Bhagavan chamada de svarūpa-śakti. Esta svarūpa-sakti com as três funções [hlādinī, samvit e sandhinī], reside eternamente dentro de Sri Bhagavan em cit-śakti [energia espiritual, originalmente].
Destas funções, a combinação de duas delas [hlādinī (potência de bem-aventurança transcendental) e samvit (a potência de conhecimento transcendental)] manifesta Bhakti-devi.
Esta svarūpa-sakti com suas três funções não podem ser encontradas dentro de jiva-śakti [tathasta, a potência marginal] ou bahiraṅgā-śakti [maya, a potência externa].
Apenas através da misericórdia de Deus na forma de Sri Guru, é que Bhakti pode entrar nos corações das entidades vivas. Depois, quando a prática de sadhana e bhajana se torna madura, a consciência da jiva vibra em uníssono com Bhakti e finalmente prema é alcançado.
Nada deste mundo pode dar causa para o surgimento de Bhakti-devi; a não ser a graça de Sri Guru e Krsna.
Fonte: Madan Gopaldas Marcus Vinícius.
A energia do Senhor é dividida em três partes componentes, a saber, sandhini, samvit e hladini; em outras palavras, Ele é a plena manifestação da existência, conhecimento e bem-aventurança. No mundo material, tal senso de existência, conhecimento e prazer é insuficientemente exibido, e todas as entidades vivas, que são partes minúsculas e parcelas do Senhor, são elegíveis para desfrutar de tal consciência da existência, conhecimento e felicidade muito minuciosamente no estágio liberado. Enquanto no estágio condicionado da existência material elas dificilmente podem apreciar o que é a felicidade factual, existencial, cognoscível[ diz-se do que é possível conhecer] e pura da vida. As almas liberadas, que existem em força numérica muito maior do que aquelas almas no mundo material, podem experimentar factualmente a potência das supracitadas energias sandhinī, saṁvit e hlādinī do Senhor no que diz respeito á imortalidade, destemor e liberdade da velhice e doença.
Srimad-Bhagavatam 2.6.19, significado de Srila Bhaktivedanta Swami Prabhupada.