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Śrī Śrīmad Bhakti Prajñāna Keśava Gosvāmī Mahārāja |
Srila Śrī Śrīmad
Bhakti Prajñāna Keśava Gosvāmi era
conhecido como Ācārya Kesarī, “o leão entre todos
os ācāryas”. Ele foi o fundador da Srī Gauḍīya Vedānta Samiti e das Gauḍīya Maṭhas
em toda a Índia pertencente a ela. Ele é um seguidor completamente dedicado a Śrī
Svarūpa e Śrī Rūpa, e é o melhor entre a 10ª geração de descendentes no
bhāgavata-paramparā de Srī Kṛṣṇa Caitanya Mahāprabhu. Seu
verdadeiro nome era Bhima, depois Srila Vinodabihari Brahmacari
Kritiratna Prabhu (chamado de Vinod por seu Gurudeva) ou Srila Kritiratna,
que significa "aquele cujo cada ato e realização são uma joia”. Foi o
diksha e sannyasa guru de Srila Bhaktivedanta Narayana Gosvami Maharaja e o
guru sannyasa de Srila Bhaktivedanta Swami Maharaja.
Uma lila (passatempo): A bravura de Srila Śrī Śrīmad Bhakti Prajñāna Keśava Gosvāmi.
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Srila Bhaktisiddhanta Saraswati Thakura Prabhupada |
Em
1925, como em anos anteriores, os dezesseis krośa de Śrī Navadvīpa-dhāma parikramā
foram realizados na ocasião do aparecimento de Śrīman Mahāprabhu. Milhares
de peregrinos dedicados realizaram parikramā em uma enorme festa saṅkīrtana. Srila
Prabhupada ( Srila Bhaktisiddhanta
Saraswati Thakura Prabhupada) foi a pé no parikramā, enquanto as
divindades de Śrī Śrī Guru-Gaurāṅga e Gāndharvikā-Giridhārī foram trazidas nas
costas de um elefante. Em um ponto, o parikramā se reuniu em frente ao
templo de Prauḍhāmāyā em Kuliyā (Koladvīpa), e os devotos ouviram Śrīla
Prabhupāda relatando as glórias de Śrī Navadvīpa-dhāma. Nesse momento, os
chamados brāhmaṇas e gosvāmīs de castas de Kuliyā- Navadvīpa os atacaram
com tijolos, pedras, água quente, garrafas e outros utensílios.
O
ataque ultrajante causou pandemônio. Os peregrinos estavam correndo aqui e
ali para proteger suas vidas, e ninguém se importava com mais ninguém. A
turba violenta estava procurando por Srila Prabhupada para matá-lo, mas Śrī
Vinodabihārī Brahmacārī (Śrī Śrīmad Bhakti Prajñāna Keśava Gosvāmī Mahārāja)
imediatamente o levou para a casa de um devoto nas proximidades, para sua
proteção. Lá, Srī Vinoda-bihārī rapidamente vestiu a roupa de sannyāsa de
Srila Prabhupāda e pegou sua daṇḍa, dando suas próprias vestes brancas para
Śrīla Prabhupāda usar. De alguma forma ele enviou Srila Prabhupada sem ser detectado para Sri Māyāpura neste traje comum. Enquanto isso, a
polícia chegou. Algum tempo depois, Śrī Vinoda-bihārī chegou a Māyāpura em
segurança, ainda vestido como um sannyāsī.
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Śrī Śrīmad Bhakti Prajñāna Keśava Gosvāmī Mahārāja |
A
polícia suprimiu a notícia deste evento, mas Ānanda Bāzār, na época
uma revista bem conhecida, publicou um relato da atrocidade. As pessoas
educadas e respeitáveis ficaram chocadas ao ler e ouvir sobre esse ultraje. Todos
os Vaisnavas ficaram maravilhados com o notável guru-niṣṭhā (fé firme e devoção
ao mestre espiritual) de Śrī Vinoda-bihārī Brahmacārī, e o incidente foi
discutido em todos os lugares. É assim que Śrī Vinoda-bihārī
destemidamente contra-atacou qualquer injustiça ou atrocidade que ameaçasse
Śrīla Prabhupāda ou desafiasse seus pontos de vista.
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Śrī Śrīmad Bhakti Prajñāna Keśava Gosvāmī Mahārāja |