Sri Krishna vasanta rasa [dança da rasa da primavera].


  
 
 É a dança rasa da primavera do Senhor Krishna. 

 Sri Krishna executa rasa lila de duas formas, uma na estação do outono (saradiya) e outra na primavera (vasanta). Esta segunda rasa yatra é celebrada mais na Bengala, enquanto a primeira é mais celebrada em Vrndavana. Neste dia, deve-se realizar adoração plena de Radha e Krsna com muitas flores e cercada pelas gopis.  Sri Krishna vasanta rasa é semelhante, exceto que é na primavera (vasanta), neste momento todos se vestem de amarelo. Nesta noite de lua cheia, os devotos geralmente deixam de fora potes de arroz doce para o Senhor desfrutar durante sua rasa.


  “Para Krsna, esta rasa está acontecendo eternamente. Todos os Seus passatempos são eternamente manifestos em Goloka Vrndavana, e revelados conforme Ele aparece em todos os inumeráveis universos, um após outro. Aqui, na Vasanta-rasa, Krsna declarou abertamente: ‘Minha mais amada é Srimati Radhika.’ Não há diferença entre Srimati Radhika e o Senhor Krisna. Krsna manifestou Radhika de seu lado esquerdo. Se pudermos fazer Radhika feliz, então Krsna ficará feliz e será controlado muito facilmente! Este é o propósito de observarmos Vasanta-rasa.”


Palavras de  Srila Bhaktivedanta Narayana Gosvami Maharaja

  Srila BV Vana Maharaja comenta:
   

  A basantika-rasa, dança da rasa da primavera, ocorre no colo de Giriraja Govardhana, no Chandra-sarovara. Na ocasião dessa dança, apenas as gopis svapaksha e vipaksha se reúnem, isto é apenas o grupo de Srimati Radhika e o de Chandravali.

   Srila Jayadeva Gosvamipada explica muito bem, de forma elaborada, a rasa da primavera (basantika), em seu livro Gita-govinda.


Chandra Sarovar, Govardhan