Srila Bhakti Ballabha Tirtha Gosvami fala de Vrndavana Dasa Thakura.


 
  
 Nasceu no Krishna-dvadasi do mês de Vaishakha, em 1429 da era Shaka (1507 dC).  Seu pai era Vaikunthanatha Vipra, e sua mãe se chamava Narayani Devi. Narayani era a filha do irmão mais velho de Srivasa Pandita, Srinalina Pandita. 

 Por obter inúmeras bênçãos de Nityananda Prabhu, Vrindavana Dasa foi seu discípulo e recebeu iniciação dEle. Ele é o receptáculo das bênçãos de Nityananda. É o Vyasadeva original dos passatempos de Caitanya. (Chaitanya Caritamrita 3.20.82).

Srila Vrindavana Dasa Thakura

      Ele escreveu o Caitanya Bhagavata em 1535 AD (dC). Krishnadasa Kaviraja Gosvami, autor do Caitanya Caritamrita, escreveu o seguinte em homenagem a Vrindavan Das Thakura: “O filho de Narayani escreveu o Caitanya Mangala (Caitanya Bhagavata). Vyasadeva descreveu a vida de Krisna no Srimad Bhagavatam e Vrindavana Dasa é o Vyasa do Caitanya-lila.”( Caitanya Caritamrita 1.11.54-5 )

  
Manuscrito original do Caitanya Bhagavata
  A partir dele, eu aprendi as maravilhas do Senhor Caitanya e Nityananda, e vim a conhecer todas as doutrinas mais sutis do serviço devocional a Krisna. Vrindavana Das Thakura resumiu a essência dos ensinamentos do Srimad Bhagavatam em seu Caitanya Mangala. Se até mesmo um muçulmano ou um ateu ouvisse o Caitanya Mangala, ele imediatamente se tornaria um grande Vaisnava. Um ser humano comum não poderia ter composto uma obra tão sublime. O próprio Senhor Caitanya recitou através da boca de Vrindavana Dasa. 
  
Suas deidades adoradas:Nitai e Goura
  Quando seu pai morreu, ele e sua mãe se mudaram para a casa de Srivasa Pandita, ocasião em que ele recebeu bênçãos especiais de Mahaprabhu. Vrindavana Das, biógrafo autorizado de Sri Caitanya Mahaprabhu é o próprio Srila Vyasadeva.


 Palavras de  Srila Bhakti Ballabha Tirtha Gosvami Maharaja.


Obs- O Sri  Caitanya Bhagavata é encontrado em português, publicado pelo BBT em 2010.