Tota Gopinatha |
Quando o Senhor Sri Krsna ‘aceitou’ o bhava (sentimentos
transcendentais) de Radhika e tornou-se Sri Caitanya Mahaprabhu, Ela
também estava presente, observando, sob a forma de Sri Gadadhara Pandita.
Radhika veio na forma de Sri Gadadhara. É de
extrema importância conhecer Gadadhara-tattva. Não há diferença entre Sri
Gadadhara Pandita e Srimati Radhika, mas as atividades são diferentes nos
passatempos de Krsna e nos passatempos de Gaura. Em Gaura-lila, Sri Gadadhara
Pandita está no humor de um servo.
Na forma de Sri Gadadhara Pandita, Srimati
Radhika está olhando e cuidando, para que se houver algo de errado em Krsna (na
forma de Mahaprabhu), ela possa corrigir.
Sri Gauranga não é nagara (o amante
masculino). Ninguém pode servir a Gauranga pensando ser uma gopi e pensando em
Gauranga como Sri Krisna. Todos devem servi-lo em dasya-bhava. Ninguém deve
pensar: “Eu sou Lalita, Visakha, ou qualquer outra gopi.” Este equívoco é
denominado gauranga-nagari-vada.
Gadadhara Pandita recitando o Bhagavatam para Mahaprabhu, Nityananda Prabhu e outros |
Ele veio para o Tota-Gopinatha Temple ouvir o
Srimad-Bhagavatam de Sri Gadadhara Pandita, a própria Srimati Radhika, para
aprender melhor como desempenhar o papel delA. Em sua compreensão mais
profunda, o Srimad-Bhagavatam realmente desvela as glórias dos humores de
Srimati Radhika.
Aula de Srila
Bhaktivedanta Narayana Gosvami Maharaja proferida no dia 07 de
outubro de 2001, em Sri Jagannatha Puri dhama, na Índia.
“"No Sri Caitanya Caritamrta, Krishnadasa Kaviraja explica que tem dois Gadadhar. Na lila de Mahaprabhu Gadadhar Pandita, é diretamente a manifestação de Srimati Radhika e Gadadhar Das é uma expansão de Srimati Radhika.”