Mahaprabhu faz perguntas a Ramananda Raya.

Sri Chaitanya Mahaprabhu encontra Sri Ramananda Raya

    O Senhor perguntou: "De todos os tipos de educação, qual é a mais importante?" Ramananda Ray respondeu: "Nenhuma educação é mais importante que o serviço devocional transcendental a Krishna".

Então Sri Chaitanya Mahaprabhu perguntou a Ramananda Ray: "De todas as atividades gloriosas, qual é a mais gloriosa?" Ramananda Ray respondeu: "Aquela pessoa que é conhecida como devota do Senhor Krishna desfruta da maior fama e glória".

Sri Chaitanya Mahaprabhu perguntou: "Dos muitos capitalistas que possuem grande riqueza, quem é o maior?" Ramananda Ray respondeu: "Quem é o mais rico em amor por Radha e Krishna é o maior capitalista".

Sri Chaitanya Mahaprabhu perguntou: "De todos os tipos de angústia, qual é a mais dolorosa?" Sri Ramananda Ray respondeu: "Além da separação do devoto de Krishna, não conheço nenhuma infelicidade insuportável".

Sri Chaitanya Mahaprabhu então perguntou: "De todas as pessoas libertadas, quem deve ser aceito como o maior?" Ramananda Ray respondeu: "Quem ama Krishna alcançou a libertação máxima".

Então Sri Chaitanya Mahaprabhu perguntou a Ramananda Ray: "Entre muitas músicas, qual música deve ser considerada a verdadeira religião da entidade viva?" Ramananda Ray respondeu: "Essa música que descreve os casos de amor de Sri Radha e Krishna é superior a todas as outras músicas".

Então Sri Chaitanya Mahaprabhu perguntou: "De todas as atividades auspiciosas e benéficas, qual é a melhor para a entidade viva?" Ramananda Ray respondeu: "A única atividade auspiciosa é a associação com os devotos de Krishna".

Sri Chaitanya Mahaprabhu perguntou: "O que todas as entidades vivas devem lembrar constantemente?" Ramananda Ray respondeu: "Os principais objetos de lembrança são sempre o Santo Nome do Senhor, Suas qualidades e passatempos".

Além disso, Sri Chaitanya Mahaprabhu perguntou: "De todos os tipos de meditação, o que é necessário para todas as entidades vivas?" Srila Ramananda Ray respondeu: "O principal dever de toda entidade viva é meditar nos pés de lótus de Radha e Krishna".

Sri Chaitanya Mahaprabhu perguntou: "Onde a entidade viva deveria morar, deixando todos os outros lugares?" Ramananda Ray respondeu: "Você deve viver no lugar sagrado conhecido como Vrindavana ou Vrajabhumi, onde o Senhor realizou sua dança rasa".

Sri Chaitanya Mahaprabhu perguntou: "De todos os assuntos que as pessoas ouvem, qual é o melhor para todas as entidades vivas?" Ramananda Ray respondeu: "Ouvir os casos de amor entre Radha e Krishna é muito agradável para os ouvidos".

Sri Chaitanya Mahaprabhu perguntou: "Entre todos os objetos de adoração, qual é o principal?" Ramananda Ray respondeu: "O principal objeto da adoração é o Santo Nome de Radha e Krishna, o mantra Hare Krishna".

"E qual é o destino daqueles que desejam libertação e daqueles que desejam sentir gratificação?" Sri Chaitanya Mahaprabhu perguntou. Ramananda Ray respondeu: "Aqueles que tentarem se fundir com a existência do Senhor Supremo terão que aceitar corpos como os das árvores. E aqueles que estão muito inclinados a sentir gratificação alcançarão os corpos dos semideuses".

Ramananda Ray continuou: "Aqueles que são desprovidos de todas as doçuras transcendentais são como corvos sugando o suco dos frutos amargos da árvore nimba do conhecimento, enquanto aqueles que apreciam essas doçuras são como cucos que comem os brotos das mãos do amor de Deus”.


Deidades de Sri Chaitanya Mahaprabhu e Sri Ramananda Raya presentes no templo localizado no jardim Jagannatha Vallabha. [ Ramananda Raya executava seu bhajana nos jardins Jagannath-vallabha, um local que também era muito querido por Mahaprabhu]. O parque principal de Puri é o jardim Jagannath-vallabha.




Ramananda Raya Gaudiya Math em Kovvur, pequena cidade localizada no distrito de Godavari Ocidental, Índia.


Jardim Jagannatha Vallabha localizado na margem sul do Narendra sarovara



Ramananda Ray então disse que ele tinha apenas uma dúvida em seu coração e perguntou ao Senhor: "Por favor, seja misericordioso comigo e apenas remova minha dúvida".

Então Ramananda Ray disse ao Senhor Sri Chaitanya Mahaprabhu: "No começo eu vi você aparecer como um sannyasi, mas agora estou vendo você como Syamasundara, o vaqueiro. Agora eu vejo você aparecendo como uma bonequinha de ouro, e todo o seu corpo parece coberto por um brilho dourado. Vejo que você está segurando uma flauta na sua boca, e os seus olhos de lótus estão se movendo muito inquietos devido ao êxtase. Na verdade, eu vejo você assim, e isso é muito maravilhoso. Meu Senhor, por favor, me diga sem duplicidade o que está causando isso".

O Senhor Sri Chaitanya Mahaprabhu respondeu: "Você tem um profundo amor por Krishna, e alguém que tem um profundo amor extático pelo Senhor naturalmente vê as coisas dessa maneira. Por favor, aceite isso de Mim para ter certeza".

"Um devoto avançado na plataforma espiritual vê tudo móvel e inerte como o Senhor Supremo. Para ele, tudo o que vê aqui e ali é apenas uma manifestação do Senhor Krishna."

"O maha-bhagavata, o devoto avançado, certamente vê tudo em movimento e imóvel, mas não vê exatamente suas formas. Mas antes, em todo lugar, ele imediatamente vê a forma do Senhor Supremo manifestada."

O Senhor Chaitanya Mahaprabhu continuou: "Meu querido Ray, você é um devoto avançado e sempre está cheio de amor extático por Radha e Krishna. Portanto, tudo o que você vê - em qualquer lugar e em qualquer parte- simplesmente desperta sua consciência de Krishna".

Ramananda Ray respondeu: "Meu querido Senhor, por favor, abandone todas essas conversas sérias. Por favor, não esconda de mim Sua verdadeira forma".

Ramananda Ray continuou: "Meu querido Senhor, posso entender que Você assumiu o êxtase e a aparência corporal de Srimati Radharani. Ao aceitar isso, você está saboreando seu próprio humor pessoal transcendental e, portanto, apareceu como Sri Chaitanya Mahaprabhu."

"Meu querido Senhor, Você desceu nesta encarnação como o Senhor Chaitanya por Suas próprias razões pessoais. Você veio provar Sua própria felicidade espiritual e, ao mesmo tempo, está transformando o mundo inteiro, espalhando o êxtase do amor a Deus."

"Meu querido Senhor, por Sua misericórdia sem causa, você apareceu diante de mim para me conceder libertação. Agora você está agindo em duplicidade. Qual é a razão para esse comportamento?"

O Senhor Sri Krishna é o receptáculo de todo prazer e Srimati Radharani é a personificação do amor extático por Deus. Essas duas formas foram combinadas como uma em Sri Chaitanya Mahaprabhu. Sorrindo, o Senhor Sri Chaitanya Mahaprabhu revelou Sua verdadeira forma a Ramananda Ray.
Mahaprabhu e Ramananda Raya

Vendo essa forma, Ramananda Ray perdeu a consciência na bem-aventurança transcendental. Incapaz de se levantar, ele ficou no chão.

Quando Ramananda Ray caiu inconsciente no chão, Chaitanya Mahaprabhu tocou Sua mão e ele imediatamente recuperou a consciência. Mas quando viu o senhor Chaitanya na roupa de um sannyasi, ficou surpreso.

Depois de abraçar Ramananda Ray, o Senhor o acalmou, informando-o: "Mas isto é para você, ninguém viu essa forma".

Sri Chaitanya Mahaprabhu confirmou: "Todas as verdades sobre Meus passatempos e doçuras estão dentro do seu conhecimento. Portanto, eu mostrei a você esta forma".

"Na verdade, meu corpo não tem uma tez clara. Só parece assim porque tocou o corpo de Srimati Radharani. No entanto, ela não toca em ninguém, exceto no filho de Nanda Maharaj".


Fonte: Sri Chaitanya-charitamrita, Madhya-lila, capítulo 8.