Srila Bhakti Ballabh Tirtha Goswami Maharaj fala sobre Murari Gupta.


Deidades de Chaitanya e Nityananda de Murari Gupta

  Murari Gupta nasceu em uma família de médicos ayurvédicos no distrito de Sylhet. Ele estava entre os muitos associados de Mahāprabhu que apareceram em Sylhet (
atualmente Bangladesh), no início do século dezesseis. Era um devoto leal do Senhor Ramachandra e participou de muitos eventos na infância de Mahaprabhu. Suas qualificações espirituais e profissionais capacitaram-no a ajudar seus pacientes física e espiritualmente. Murari Gupta é considerado uma encarnação de Hanuman, o servo eterno de Ramachandra.


Seus Senhores SRI SRI SITA-RAMA, LAKSHMAN e HANUMAN, na casa de  SRI MURARI GUPTA. 

[Há também uma Divindade negra de Narayana de quatro braços que foi encontrada durante a escavação da terra para construir este Templo. Esta Deidade remonta a Satya-yuga e, portanto, diz-se também foi adorada por Murari Gupta.]

 Mahāprabhu ensinou o princípio da devoção à divindade adorável de alguém por meio de Murari Gupta. Não se pode avançar no serviço devocional sem uma devoção particular a uma divindade adorável, ou iṣṭa-devatā. Murari é um avatāra de Hanuman, e ele viu Chaitanya Mahāprabhu como Ramachandra.

  Ele era um pouco mais velho do que Mahāprabhu. O Chaitanya Bhagavata inclui seu nome na lista de associados que apareceram antes de Mahāprabhu.

  Quando a família de Murari se mudou de Sylhet para Nabadvīpa, eles foram morar na vizinhança de Mahaprabhu, então ele foi o companheiro de Nimai em muitos de seus passatempos de infância. Também está escrito no Chaitanya Charitamrita que Murari testemunhou os passatempos infantis de Mahāprabhu. Ele foi o autor da escritura Sri Chaitanya Charita.

  O ornamento do Vaiṣṇava é a humildade. O coração de Mahāprabhu derreteu quando Ele viu essa qualidade em Murari Gupta.

                          O Senhor Gouranga assumiu o humor de Varaha na casa de Murari.

 Murari Gupta, o vigésimo primeiro ramo da árvore Chaitanya, era um depósito de amor. O coração do Senhor se derreteria ao ver a mansidão e humildade de Murari. (Chaitanya Charitamrita 1.10.49)

                                          ENTRADA DA CASA DE SRI MURARI GUPTA

  Murari Gupta desapareceu no mesmo dia de lua cheia que o festival de outono rāsa-līlā, sarat-purnima.

 Trecho de “Sri Chaitanya: Sua Vida e Associados” por Srila Bhakti Ballabh Tirtha Goswami Maharaja.