Srila Narottama Das Thakura: o querido discípulo de Srila Lokanatha Goswami.

 

Srila Narottama Das Thakura
  Narottama era filho de Raja Krishnananda Datta, o zamindar (um proprietário de terras muito rico) da área de Gopalpur [ Bangladesh ]. Sua mãe se chamava Narayani Devi. 

  Narottama Thakura é Champaka Manjari em Krishna-lila. Eternamente auxiliando Rupa Manjari em seu serviço à Radha e Krishna, Champaka Manjari teve misericórdia pelas almas condicionadas desta terra e apareceu como Narottama na aldeia de Kheturi. Ele foi um brahmachari por toda a sua vida. 


 De acordo com o Premavilasa, quando Mahaprabhu passava por Kanair Natashala, enquanto Ele dançava em êxtase no kirtana, começou a gritar o nome de Narottama. Nityananda ao lhe perguntar porque estava chamando esse nome, Mahaprabhu respondeu: “ Você não conhece suas próprias glórias. Quando fomos para Jagannath Puri, você derramou lágrimas de amor divino, dia após dia. Eu consegui capturar seu amor divino e salvá-lo. Agora, gostaria de mantê-lo (o amor/prema) aqui no rio Padmavati para Narottama Das”. 

  Mahaprabhu foi então até o rio Padmavati, no local conhecido como Kutubpur, onde Ele tomou banho, cantou e dançou em êxtase. E então chamou o rio, “Ó Padmavati! Tome o Meu amor e mantenha-O aqui. Quando Narottama vier se banhar aqui, entregue-O a ele”. 

  Então, Padmavati perguntou, “Como irei reconhecê-lo?” 

 Mahaprabhu respondeu, “Você saberá quem é Narottama, pois quando ele adentrar suas águas, você transbordará”. 

rio Padmavati 
  O local onde Mahaprabhu deixou o prema para Narottama posteriormente recebeu o nome de Prematali. 

 Certa vez, quando Narottama tinha doze anos de idade, ele teve um sonho no qual Nityananda Prabhu lhe dizia para se banhar no rio Padmavati e buscar o prema que ali havia sido guardado para ele. No dia seguinte, ele foi até o Padmavati, e assim que colocou os seus pés na água, o rio começou a transbordar. Então, Padmavati lembrou-se das palavras de Mahaprabhu e deu a Narottama o prema que havia guardado para ele. 
Lokanatha Goswami
 O Prema-vilasa também descreve como Narottama recebeu iniciação de Srila Lokanatha Goswami. Lokanatha Goswami é considerado um associado pessoal de Sri Chaitanya Mahaprabhu. Na verdade, ele foi o primeiro Gaudiya Vaishnava a ser instruído pelo Senhor a ir a Vrindavan, junto com Bhugarbha Goswami. Lokanatha estabeleceu o padrão de adoração com espírito de renúncia enquanto estava no dhama. Ele era um viviktanandi Vaishnava, ou seja, ele tinha prazer em adorar ao Senhor na solidão. Com esse espírito, ele jurou não aceitar discípulos. Narottama Das também fez um voto: não aceitar a iniciação de ninguém além de Lokanatha. 

 Embora fosse filho de um rajá (rei), o desejo de Narottama de receber a misericórdia de Lokanatha era tão grande que ele ia no meio da noite limpar o lugar onde Lokanatha usava como banheiro. Ele também deixava terra fina e água para que ele se limpasse depois. Ele fez isso como um serviço regular. Ele escondia a vassoura de folhas de coco na terra e todas as noites ia varrer o lugar, com o coração cheio de alegria. 

 Quando Lokanatha viu a humildade de Narottama, sua resolução amoleceu e então deu-lhe a iniciação. 

Vrndavana

Extraído de “Sri Chaitanya: His Life & Associates” por Srila Bhakti Ballabh Tirtha Maharaj.