Esta Navadvipa é a essência de todas as moradas sagradas. Após atravessar o rio Viraja, Brahma-dhama e assim por diante, chega-se a Vaikuntha. Para além de Vaikuntha, fica Svetadvipa**, Sri Goloka. Acima de Sri Goloka encontra-se Krsnaloka-Gokula e Vrndavana.
Sri Navadvipa-dhama
Essa morada
[Sri Krsnaloka] manifesta-se em dois bhavas (humores transcendentais), que
nutrem rasa: madhurya (doçura) e audarya (munificência [generosidade]).
Características que distinguem Sri Navadvipa-dhama
de Sri Vrndavana-dhama: Embora audarya exista em plenitude no âmago de madhurya
e madhurya exista em plenitude no âmago de audarya, os
afortunados conhecem como Vrndavana aquele setor [de Sri Krsnaloka] onde madhurya
predomina. E o setor [de Sri Krsnaloka] onde audarya predomina é denominado
Sri Navadvipa-dhama em todos os Vedas.
Sri Navadvipa e Sri Vrndavana são idênticos entre
si do ponto de vista de tattva: Não há diferença entre Vrndavana e Navadvipa,
que só se distinguem uma da outra do ponto de vista de rasa.
Fonte: A excelência de Sri
Navadvipa-dhama (cap. 04) de Srila
Bhaktivinoda Thakur.