Srila BV Narayana Maharaja: Aqueles que seguem Sri Caitanya Mahaprabhu, especialmente aqueles que são do lugar chamado Gauda, esses devotos são chamados Gaudiya. Existem cinco Gaudas*, e cada uma fica entre dois rios. A primeira é Punjab, localizada entre os rios Sindhu e Yamuna; a outra fica entre o Ganges e o Yamuna. A outra fica entre o Ganges e o Gundaka, e a quarta fica entre dois outros rios e a quinta é Bengala. Das cinco, a Gauda proeminente é a da Bengala.
Satyarupa dasi: Por que?
Srila BV Narayana Maharaja: Por que Sri Caitanya Mahaprabhu apareceu lá. Ele praticou o amor e afeição por Krishna em humor parakiya. Você sabe o que significa parakiya? É o amor-amante (amor transcendental não-conjugal). Na Índia existem muitas sampradayas e eles desconhecem isto; mas Sri Caitanya Mahaprabhu descobriu isto no Srimad Bhagavatam.
Satyarupa dasi: Em que versos específicos do Srimad Bhagavatam isto se comprova?
Srila Narayana Maharaja:
pati sutanvaya-bhratr bandhavan
ativilanghya te 'nty acyutagatah
gati-vidas tavodgita-mohitah
kitava yositah kas tyajen nisi (S.B. 10. 31. 16)
"Caro Acyuta [Krsna], Você sabe muito bem por que viemos aqui. Quem, a não ser um trapaceiro como Você, abandonaria as moças que vêm vê-lo no meio da noite, encantadas com o canto alto de sua flauta? Só para vê-lo, rejeitamos completamente nossos maridos, filhos, ancestrais, irmãos e outros parentes."
Quando Krishna tocou Sua flauta na noite de lua cheia, todas as gopis deixaram seus maridos, seus filhos, seus amigos, seus pais, suas mães e tudo mais, e foram até Krishna. Os maridos ficaram em casa; e então, isto é parakiya. Embora as gopis tivessem maridos, Krishna era o amado delas. Desde o início elas não tinham nenhuma ligação com os maridos; Yogamaya preparou isto de forma que os seus maridos nunca as tocassem. Ela criou esposas artificiais e os maridos acostumaram-se com elas. Aqueles que aceitam isto e que seguem os ensinamentos de Caitanya Mahaprabhu são chamados Gaudiya.
Uma entrevista feita por Srimati Satyarupa dasi, em Murwillumbah, Austrália, 15 de Janeiro de 2000.
*Panca-gaudadesha: Sarasvata (Caxemira e
Punjab), Kanyakubja (Uttar Pradesh com Lucknow atual), Madhya-gauda (Madhya
Pradesh), Maithila (Bihar e parte de Bengala) e Utkala (parte
de Bengala e toda Orissa). A Bengala às vezes é chamada de Gaudadesha.