Sri Abhirama Thakura.

 Sri Abhirama Thakura

 Sri Abhirama Thakura era conhecido como Abhirama Gopala e também como Rama dasa Bhirama dasa. Quem antes era conhecido como Sridama, um gopa durante o Krsna-lila, agora é conhecido como Abhirama ou Rama dasa. Ele era o favorito de Nityananda Prabhu.

Sridama um dos amigos Gopa de Krishna

 Abhirāma Ṭhākura apareceu em Khānākula-kṛṣṇanagar, onde agora existe um templo que abriga as Deidades que ele adorava. Perto está também um lago com uma árvore Bakula próximo a ele. [Este lugar é conhecido como Siddha-bakula-kuñja. Acredita-se que Abhirāma Ṭhākura gostava de sentar-se debaixo desta árvore]


 Abhirāma Ṭhākura possuía grande força. Uma característica única sobre ele era que ele tinha um chicote incrível chamado Jaya-maṅgala. Qualquer um que fosse atingido por esse chicote seria imediatamente dominado por kṛṣṇa-prema. Até hoje, esse chicote é preservado em uma caixa no templo em Khānākula-kṛṣṇanagar e é exibido ao público no dia do desaparecimento de Abhirāma Ṭhākura. Śrīla Prabhupāda, meu parama-gurudeva, visitou este lugar e o mencionou em seu comentário (anubhāṣya) para Śrī Caitanya-caritāmṛta.

 Certa vez, Śrīnivāsa Ācārya se aproximou de Abhirāma Ṭhākura para pedir emprestada sua cópia de Śrīmad Bhāgavatam, mas descobriu que a escrita estava manchada com as lágrimas do último. Tendo ouvido que havia outra cópia do Bhāgavata na posse de Gadādhara Paṇḍita, ele foi para Jagannātha Purī, apenas para descobrir que esta cópia também teve o mesmo destino - a escrita foi manchada pelas lágrimas incessantes de Gadādhara Paṇḍita que chorava em separação de Mahāprabhu. Assim, Śrīnivāsa Ācārya voltou mais uma vez para Abhirāma Ṭhākura, que naquele momento, chicoteou Śrīnivāsa Ācārya com seu chicote duas vezes, após o que sua esposa interrompeu, exclamando: "Ele é apenas uma criança, ele não será capaz de suportar tanto prema!"


 Então, por que ele usou seu chicote para conceder kṛṣṇa-prema? A compreensão de tais passatempos está além de nossa mente e inteligência. Só se pode concluir que os Vaiṣṇavas têm maneiras únicas de conceder sua graça.

Kathā dado por Śrīla Bhakti Vijñāna Bhāratī Gosvāmī Mahārāja, em 18 de abril de 2017 e 2 de maio de 2013