Sri Sridhara Pandita.


 É um dos doze gopas em Krishna lila chamado Kusumasava. Ele apareceu em Gaura-lila como Shridhara Pandita, que recebeu o apelido de khola-vecha, "vendedor de cascas".



 Trecho de um kathā dado por Śrīla Bhakti Vijñāna Bhāratī Gosvāmī Mahārāja em 20 de junho de 2016:

 “Śrīdhara Paṇḍita era muito pobre. Ele ganhava a vida vendendo os produtos de sua fazenda, como banana, casca de banana (tora), flores de bananeira, folhas de bananeira, rabanete, etc. Seu princípio era que ele iria vender a um preço justo e razoável. Metade dos lucros da venda iria para a adoração de Gaṅgā-devī, e ele usaria a outra metade para se sustentar. Caitanya-deva o abordava para comprar Seus bens pagando apenas a metade do preço cotado por Śrīdhara. Por sua vez, uma discussão amorosa ocorreria entre o devoto e o Senhor.

  Śrīdhara Paṇḍita perguntava: "Não há outros vendedores na cidade além de mim?" E Mahāprabhu dizia: “Vou aonde quero comprar. Eu nunca vou deixar meu fornecedor permanente”. Significa que o Senhor não vai a ninguém além de Seu devoto. Śrīdhara perguntava: “Por que então pagar a metade do preço? Eu preciso realizar Gaṅgā-pūjā”. Mahāprabhu responderia: “Gaṅgā é Minha serva”. Śrīdhara então pensava: “Oh, Ele nem mesmo tem medo de Gaṅgā!”

A ṣaḍbhuja-rūpa do Senhor

 Quando Mahāprabhu mostrou Sua forma divina, ṣaḍbhuja-rūpa [Sua forma de seis braços (sad-bhuja). Dois braços carregam o pote e o bastão de sannyasi, outros dois seguram a flauta do Senhor Krishna e os dois restantes portam o arco e as flechas do Senhor Ramacandra], Ele pediu a Śrīdhara Paṇḍita que pedisse uma bênção. Naquela época, Śrīdhara Paṇḍita pediu: “Aquele Prabhu que rouba coisas de mim, que Ele seja meu Prabhu vida após vida. Esta é a minha oração e meu pedido”.


 Comentário de Srila Bhaktivedanta Swami  no Srimad Bhagavatam (5.19.7) onde ele cita o Caitanya-bhagavata. 

 “Eis a grande fortuna do devoto Kholaveca (Sri Sridhara Pandita). O Senhor Brahma e Siva derramaram lágrimas ao ver sua grandeza. Ninguém pode alcançar o Senhor Krishna por qualquer quantidade de riqueza, seguidores ou aprendizado. Sri Caitanya Mahaprabhu é controlado apenas pela devoção pura.”