Srila Govinda Maharaj : a Manifestação de um Vaisnava


Srila Bhakti Sundar Govinda Dev-Goswami Maharaj

“... ele (Govinda Maharaj) é naturalmente dotado de algum tipo de poder sobrenatural, ainda que aparentemente ele ande por aqui como uma pessoa comum”.(Srila Sridhar Maharaj).








INFÂNCIA

            Em 17 de dezembro de 1929, no meio de uma família vaisnava, aparece neste mundo o menino Dharmadas Chatterjee que seria conhecido como Srila Govinda Maharaj, no vilarejo rural de Brahmampara, depois conhecido como Bamumpara, distrito de Burdwan, na Bengala Ocidental, apenas nove quilômetros de Sripad Hapanya – o local de aparecimento de seu mestre Srila Guru Maharaj (Srila Sridhara Maharaj). Seus pais chamavam-se Sri Nitai Pada Das Ahikari e Srimati Tarangini Devi. Dhananjaya e Visvanath são seus irmãos.
           Seu pai era um guru conhecido dentro da tradição religiosa conhecida como a vamsa Nityananda, ou a linhagem da família de Nityananda Prabhu. Sri Nitai Pada Dasadhikari era um descendente da linhagem preceptoral de Virabhadra Goswami, o filho de Nityananda Prabhu. Sua família adorou as Deidades original da Virabhadra Goswami conhecida como Radha-Gopinathajiu na aldeia de Bamanpara por mais de 400 anos.
          Ele nasceu por uma benção especial do Senhor Shiva aos pais de Gurudeva que mandou seu próprio filho nascer como filho deles. Srila Govinda Maharaj comenta: ”Ainda hoje, sinto sempre a proteção do Senhor Shiva, sinto que ele está sempre cuidando de seu próprio filho. Eu nasci por uma benção do Senhor Shiva e, devido a essa oportunidade especial, sou uma pessoa destemida”.  Quando ele nasceu havia vários tigres e cobras no local o que indica um nascimento auspicioso. Srila Sridhar Maharaj disse que foi porque acabava de nascer um filho do Senhor Siva.
           Seu pai era um cantor profissional muito famoso de canções vaisnavas, de kirtans, etc.
           Dharma Das estudou na escola da vila e depois na escola de Putsuri. Em virtude de seu tio maternal e família viverem em Rangpur, seus pais foram também viver lá. Mais tarde quando seu pai falece, ele e sua família retornam a Bamunpara. A responsabilidade de Dharma Das (agora com quatorze anos) pela família torna-se premente e, portanto era necessário adquirir uma profissão. Começa sua vida trabalhando em dois pequenos hospitais e jogando bola nas horas livres com amigos e lendo. Lia novelas, Mahabharata, Ramayana, descrições dos ashrams, etc. Também atuava como cantor, pois sempre seguia o seu pai em suas excursões, mas começou a cantar apenas quando seu pai desapareceu deste mundo. Assim era sua rotina diária.

ENCONTRO COM VAISNAVAS E SRIDHAR MAHARAJ

        Naquele tempo chegou um grupo de quatro ou cinco sadhus do Sri Chaitanya Saraswat Math na região. Eles faziam kirtans e davam palestras sobre o Srimad Bhagavatam. Srila Govinda Maharaj (Gurudeva) se sentiu muito atraído por eles e no dia seguinte ele retornou e pediu para tocar mrdanga, deixando-os impressionados pela sua habilidade.
        Ate então ele nunca tinha se misturado com sadhus, mas sentiu a força de seu afeto e o apego a eles se manifestou. Ele perguntou se o levariam com eles e eles perguntaram: “você viria conosco?” E ele respondeu: “sim”. Depois ele ficou perturbado com a resposta afirmativa, pois como ele iria abandonar seus compromissos?
         Ele então teve um plano. Caso os devotos lembrassem de sua promessa ele diria que iria só se fosse naquele dia, mas a resposta foi inesperada: ”Muito bom. Hoje à noite mesmo levaremos você!”.E naquela noite foram.
         Ao ver a construção do ashram ficou decepcionado. Era pequeno e simples. Ao entrar no ashram com Jayadwaita Prabhu (discipulo de Srila Bhaktisiddhanta que vivia com Srila Guru Maharaj), ele viu Srila Sridhar Maharaj cantando em suas contas. Ambos prestaram reverências e Srila Guru Maharaj perguntou: "Onde você encontrou este menino?". Jayadwaita explicou toda a história e Srila Guru Maharaj comentou: "Ah, ele é um menino muito bom e muito inteligente”. Isso aconteceu no dia do aparecimento de Nrsinhadeva, em 1947. Srila Govinda Maharaj era um garoto de dezessete anos. Portanto, desde essa idade, Srila Govinda Maharaj teve com Srila Guru Maharaj sua associação e desfrutou de seu afeto e bênçãos de todo o coração.

ABENÇOADO POR SRILA SRIDHAR MAHARAJ

         Naquela época Srila Guru Maharaj procurava algum rapaz que pudesse vir a ser o futuro Guru de sua missão. Gurudeva ficou um pouquinho duvidoso se tinha feito a coisa certa, de se juntar ao Math, pois se sentia muito infeliz, mas, mais tarde, quando obteve a misericórdia de Srila Guru Maharaj, se tornou muito feliz.
         Srila Guru Maharaj testou Gurudeva e pediu que Srila Krishnadas Babaji Maharaj e outro de seus amigos que também o testassem e seus relatórios foram muito positivos. Cerca de um mês depois no Math de Sripad Jajavar Maharaj, Srila Guru Maharaj chegou a declarar que, se pudesse treinar este menino, ele se tornaria seu sucessor. Essa declaração produziu algum conflito com os brahmacharis do math e quebrando a regra de morar no mínimo seis meses no math para a iniciação, pouco depois, Srila Guru Maharahj, no dia de Ratha Yatra, em Puri Dham deu a sua primeira iniciação, chamando de Gaurendu Brahmachari, e lhe disse: "Quando você cantar, cante atentamente e não fique pensando sobre o tempo gasto".

VIVENDO COM SRILA GURU MAHARAJ

         Gurudeva se tornou servo pessoal de Srila Guru Maharaj e ele lhe ensinava muitas coisas, numa convivência de mais de 40 anos. Logo Srila Guru Maharaj fez os arranjos para que ele estudasse sânscrito com um pandita que vivia na cidade de Navadvipa e também o Vedanta. O Dr. Dolgobinda Shastri ensinou Harinamamrta vyakaran, kavya, alankar e chanda. Admirava-se da capacidade intelectual de Gurudeva, sua memória, lições sem erros, versos sânscritos de métricas, etc.
Um dia seu tio o encontrou caminhando nas ruas de Nabadwip. Srila Gurudeva lhe falou: "Estou morando no Sri Chaitanya Saraswat Math". No outro dia o tio e alguns panditas tentaram lhe seqüestrar do math e é claro, ele fez o impossível para não ir. Foi pedido que conversassem com Srila Guru Maharaj e o mesmo concordou que o levassem caso ele fosse derrotado num debate filosófico. O debate ocorreu durante três dias e Srila Guru Maharaj os venceu. Em seguida sua mãe também esteve no math.
        Naquela época moravam poucos devotos na missão e quando Srila Guru Maharaj declarou que “Este menino será meu sucessor”, todos começaram a brigar com Gurudeva. Srila Govinda Maharaj afirma: "Com o passar do tempo, Srila Guru Maharaj me oferecia cada vez mais de seu afeto. Na verdade, desde o inicio, eu ficava atado por seu afeto e não pela consciência de Krishna".
        Sua família tinha um arranjo de casamento desde a infância, e Srila Guru Maharaj mandou ele respeitar esse compromisso, assim Srila Gurudeva teve três filhas, mas Guru Maharaj sempre o chamava de Govinda Maharaj.
        Srila Guru Maharaj considerava inapropriado investigar a vida familiar e íntima do Guru. Ele recomendou que o discípulo deve se interessar pelo lado Guru, ou seja, “o lado inspirado do Vaisnava”.

ASSOCIAÇAO COM SRILA BHAKTIVEDANTA SWAMI PRABHUPADA

         Em Calcutá havia uma filial da missão na casa de Bhaktivedanta Swami Maharaj, na rua Sitakanta Banerjee lane, número 7. Ele tinha dado dois quartos a Guru Maharaj, no segundo andar, para sua pregação. Guru Maharaj mandara que ele fosse estudar o Bhagavad-Gita com Srila Prabhupada, e que fosse o primeiro distribuidor de sua revista “Back to Godhead”. Esta convivência por cerca de sete anos, entre esses grandes vaisnavas, levou Srila Prabhupada a dizer que “Srila Sridhar Maharaj é meu siksa-guru” e Srila Govinda Maharaj “o meu mais amado filho”.
         Srila Govinda Maharaj relata: “Quando Swamiji Maharaj voltou para a Índia, ninguém conseguia acreditar no que ele tinha feito e, para tristeza nossa ninguém queria recepcioná-lo. Assim, Swamiji Maharaj me escreveu:” Govinda Maharaj, eu sei que você não tem dinheiro, mas será que você pode me dar abrigo em seu Math?”. Eu perguntei a Guru Maharaj e ele disse: "O quê? Ninguém está entusiasmado em recebê-lo? Escreva para ele e diga-lhe que é sempre bem vindo aqui, e que nós tentaremos oferecer-lhe a melhor recepção de que somos capazes ". Eu fui recebê-lo na estação de trem com sankirtan e o trouxe, junto com seus dois discípulos (Achyutananda e Ramanuja) para o nosso math, onde ficaram por um mês. Foi a minha boa fortuna que eu pude organizar uma recepção digna”.
          Srila Guru Maharaj disse que: "Srila Swami Maharaj é um saktiavesa-avatara”.

O MOMENTO DE TOMAR SANNYASA

         Em 16 de novembro de 1985, Srila Sridhar Maharaj conferiu a ordem de sannyasa a Srila Govinda Maharaj. Quando Govinda Mahraj ficou sabendo que Srila Sridhar Maharaj o havia  escolhido para ser seu sucessor na  Sri Caitanya Sarasvati Math, ele falou ao seu guruji: " Guruji, você me escolheu, mas um astrólogo leu a minha mão e disse que eu não tenho muito tempo de vida, então acho melhor você escolher outro". Ouvindo isto nitya Srila Sridhar Maharaj disse: " Então eu lhe abençoo com mais tempo de vida, esta é minha benção a você".
         No dia seguinte, dia de seu advento, Srila Guru Maharaj começou o dia jubilosamente enumerando diante dos devotos, as glórias de seu amado discípulo. Referiu-se à representação escritural erudita de Srila Gurudeva, sua capacidade de estar disponível quando necessário , sua natureza mística devocional e seu bom senso em todos os afazeres.
         Em sua “Declaração da Sucessão Espiritual” de 1986, Srila Guru Maharaj afirmou a todos os devotos presentes, quando nomeava Srila Govinda Maharaj como seu sucessor, que “todos os meus irmãos espirituais tem muito afeto por ele e estão felizes que ele receba essa posição”. Dois anos depois, em 12 de agosto de 1988, Srila Rakshaka Sridhara Deva Goswami Maharaja mundialmente conhecido pelo nome afetuoso e reverente de “Srila Guru Maharaj”, desapareceu de seus passatempos manifestos neste mundo, deixando como sucessor seu principal servo divino Srimad Bhakti Sundar Govinda Dev-Goswami Maharaj.

PARTIDA DE SRIDHAR MAHARAJ

        No mesmo dia em que Guru Maharaj desapareceu desse mundo material, uma grande árvore de manga, muito forte, abandonou o corpo. Srila Gurudeva começou a meditar nesse fato e viu que seriam necessárias dua colunas que apoiassem o teto de uma eventual construção diante do samadhi de Srila Guru Maharaj,e uma dessas colunas terias que ser no ponto onde essa árvore estivera. Srila Gurudeva comenta: “Eu não pude compreender como o templo se manifestaria, enquanto que a árvore sim”. Srila Govinda Maharajj deu ao Samadhi Mandir de Srila Guru Maharaj o nome de “Templo da União na Separação”.

VIAGENS AO BRASIL DE GURUDEVA

       Em 1994, Srila Govinda Maharaj fez sua primeira visita ao Brasil, acompanhado de Sripad Paramahansa Maharaj, Sripad Janardan Maharaj, Sripad Swarupananda e outros ilustres vaisnavas. O encontro teve lugar em Vargem Grande Paulista (SP), em um festival de dez dias. Deu palestras no Clube Paulistano e no Instituto de Yoga Rohini Shakti DD. Também deu uma palestra na casa de Palak Krishna para Mirna Grish, que foi publicada na revista Planeta, edição de agosto de 1994. Nessa ocasião, Srila Gurudeva trouxe Sri Gouranga Sundar, a primeira deidade que ele instalou fora da Índia.
        Em setembro de 1998, Srila Gurudeva fez sua segunda viagem ao Brasil. Desta vez, o evento reuniu os vaisnavas no Krishna Shakti Ashram de Campos de Jordão (SP). Ficou por dez dias acompanhado de sua comitiva devocional que desta vez incluiu também Sripad Ashram Maharaj, do México e a primeira sannyasini da missão, Srimati Bhakti Lalita Maharani.

SEU SUCESSOR

        No dia de seu Vyasapuja , em 4 de dezembro de 2009, ele nomeia como seu sucessor no autêntico parampara, seu querido discípulo Sripad Bhakti Nirmal Acharya Maharaj, assim como seu amado Srila Guru Maharaj tinha feito com ele antes de abandonar esse mundo material, deixando para a eternidade suas glórias, sua devoção e seu amor.

SEU DESAPARECIMENTO
         Nosso amado Srila Gurudeva Govinda Dev-Goswami Maharaj abandonou o seu corpo e encerrou seus passatempos transcendentais neste mundo, numa sexta-feira, 26 de março de 2010, por volta das 20h (horário do Brasil), 27 de março ( 4:30 h/ Índia), nesse dia sagrado de Goura Dwadasi, tendo assim se reencontrado com Srila Guru Maharaj e seus amados Sri Sri Gaura Radha e Krishna.

Seus adorados pés de lótus
Om Visnupad Jagad-Guru Srila Bhakti Sundar Govinda Dev-Goswami Maharaj Ki Jay!!!!!!

Esta é uma pequena compilação de Murali Manohara Das.