O QUE É O BHAGAVAD-GITA ou GITOPANISHAD?




Significado: a Canção do Senhor.

Seu dia: 11º dia de dezembro.

Seu autor: Krishna-Dvaipayana Vyasa ou Vyasadeva ou Vedavyasa.

Obs: Krishna diz que é Vyasadeva no Bg.15.15.

Aparece originalmente como um episódio, o Bhisma Parva do Mahabharata, um épico da história do mundo antigo. O Bg. é formado por 18 capítulos e 700 versos.

Cenário dessa epopéia: O Bg. é falado antes de uma batalha, a de Kurukshetra. De um lado temos os Pandavas (descendentes de Pandu) e do outro, os Kauravas (descendentes de Dhritarastra). Ambos descendem da dinastia Kuru, do rei Bharata (Índia), do qual provém o nome Mahabharata.

Motivo da batalha: o reino.

Quem falou o Gitopanishad: o Senhor Krishna para Arjuna.

Quem é Arjuna: primo de Krishna. É filho de Pandu e de Kunti. Sua quadriga foi um presente de Agni (o deus do fogo), que não podia ser queimada ou destruída. Tinha no emblema de sua bandeira, Hanuman. Seu arco: Gandiva. Ele é um kshatrya (guerreiro).

Tipo de literatura: é um Upanishad (tratado filosófico que aparece nos Vedas).

Do que se trata: a posição constitucional dos seres vivos, a natureza material, o tempo, as atividades e a ciência de Deus.

Objetivo: livrar a humanidade da ignorância própria da existência material.

O melhor de todos os versos:

“Pensa sempre em Mim e converte-te em Meu devoto. Adora-Me e oferece-Me tuas homenagens. Assim, virás a Mim impreterivelmente. Eu te prometo isto porque és Meu amigo muito querido”. ( Bg. 18.65)

Obs-O Bhagavad-gita é chamado Upanisad (Gita Upanisad), porque ele é vani (instruções) de Bhagavan; por isso, o Gita é Veda. (Jaiva-Dharama ,de Srila Bhaktivinoda Thakur)