Sri Gita-Jayanti: O Aniversário da Bhagavad-gita.





 



Srimad Bhagavad-Gita de Srila Bhakti Rakshak Sridhar Maharaj 

 Significado: 
Bhagavad-gita - A Canção do Senhor Supremo.

Srila Vyasadeva

 Aparece originalmente como um episódio (sexto parva/canto), o Bhisma Parva do Mahabharata [A Grande India ou A Grande História dos Bharatas], um épico da história do mundo antigo. O sastra  Bhagavad-gita  consiste em18 capítulos [como os capítulos 25 a 42 do Mahabharata] e 700 versos.

 Dos 18 capítulos, os seis primeiros estabelecem a característica de karma-yoga; os seis intermediários, bhaki-yoga; e os seis últimos, jñana-yoga. Em outras palavras, bhakti posiciona-se no centro para dar abrigo a karma e jnana. Isso se dá porque karma e jnana não têm como conceder fruto algum sem a assistência de Bhakti-devi.

 Seu autor: Krishna-Dvaipayana Vyasa ou Vyasadeva ou VedavyasaObs: Krishna diz que é Vyasadeva no Bg.15.15 e 10.37.



 Quem falou o Gitopanishad: o Senhor Krishna para Arjuna.

 Quem é Arjuna: um bhakta-pravara [o devoto mais elevado]; um nitya-parikara [eterno associado de Krsna em sakhya-rasa]. É filho de Pandu e de Kunti. Sua quadriga foi um presente de Agni (o deus do fogo), que não podia ser queimada ou destruída. Tinha no emblema de sua bandeira, Hanuman [para protegê-lo sob todos os aspectos]. Seu arco: Gandiva [dado por Varuna, o deus dos oceanos]. Ele é um kshatrya (guerreiro).


  Tipo de literatura: é um Upanishad (tratado filosófico). Obs -  “Por que a Gita se manifestou? A Gita é um dos Upanishads; em outras palavras, a essência de todos os Upanisads se transformou nesta Gita.” (Srila Bhaktivedanta Narayana Gosvami Maharaja, nas ilhas de Maurícios /2009

  Temas:
lsvara (o Senhor Supremo), jiva (a entidade viva), prakrti (natureza), Kala (tempo eterno) e karma (atividade/ação) são explicados no Bhagavad-gitã. Dentre estes cinco, o Senhor, as entidades vivas, a natureza material e o tempo são eternos.

  Objetivo: livrar a humanidade da ignorância própria da existência material.



Batalha de Kurukshetra
  
 Cenário dessa epopeia: A Bg. é falado antes de uma batalha, a de Kurukshetra (planície próxima a Délhi). De um lado temos os Pandavas (descendentes de Pandu) e do outro, os Kauravas (descendentes de Dhritarastra, o rei cego). São irmãos e ambos descendem da dinastia Kuru, do rei Bharata (Índia), do qual provém o nome Mahabharata.

  Motivo da batalha: o reino. O vencedor da batalha são os pandavas, sendo que o filho mais velho, Yudhistira, torna-se o rei.


  O melhor de todos os versos:

“Pensa sempre em Mim e converte-te em Meu devoto. Adora-Me e oferece-Me tuas homenagens. Assim, virás a Mim impreterivelmente. Eu te prometo isto porque és Meu amigo muito querido”. ( Bg. 18.65)

Obs- A Bhagavad-gita é chamada de Gitopanishad. Por trazer a essência de todo o conhecimento védico, é a Upanishad mais importante na literatura védica. Ela é vani (instruções) de Bhagavan;,por isso, a Gita é Veda. (No Jaiva-Dharma de Srila Bhaktivinoda Thakur).

 

Srila Vana Maharaja:

 "Para ensinar as almas condicionadas, Krsna dá instruções para Arjuna no ‘Bhagavad-gita’. Arjuna foi apenas um ‘meio’. Ele é na verdade um associado eterno de Krsna e nunca entra em ilusão. Usando Arjuna como um ‘meio’, o alvo de Krsna era na verdade instruir todas as entidades vivas condicionadas. 

 Assim, para liberar todas as entidades vivas das garras de Maya (ilusão), Krsna distribui o ‘Bhagavad-gita’ para todas as almas através de Arjuna".