O que é a Flauta de Krishna ?


   A flauta não é uma vara de bambu ou algo feito de metal. Está viva. Isso significa que é um ser vivo consciente (chetana). Todos no mundo transcendental e material possuem livre arbítrio–essa liberdade que Krishna concedeu a todos. O corpo de flauta é uma forma de consciência. Ela possui desejos e livre arbítrio como qualquer outro ser, mas está utilizando sua liberdade para este serviço inconcebível ao Senhor Krishna. O êxtase da flauta ocorre no cantar a canção dos pés de lótus de Radharani (Radha Dasyam).
 

"Ó amiga flauta, que tipo de coisas boas você fez que tal pedaço de bambu seco e duro como você, com mais falhas (nós) do que furos, desfruta de ser espremida pelas mãos de Krishna e saboreia um fluxo infindável de néctar de seu beijo?"


Esse sloka de Rupa Goswami Prabhu glorifica a flauta. A flauta tem a sua própria vida dedicada a esta que é a mais desejável e saborosa canção. Ela está tocando o nome da Serva Suprema do Senhor Krishna. Srimati Radharani é a forma da Serva Suprema do Senhor Krishna.Isso está plenamente descrito no Garga Samhita.
Explicação de Srila Bhakti Sundar Govinda Dev-Goswami Maharaj.


 





No Chaitanya-lila, a flauta favorita do Senhor Krsna aparece com Vamsidasa Thakur.
Sri Gaura-Ganodesha-Dipika de Srila Kavi Karanapur.