O que é a flauta de Krishna ?






  A flauta não é uma vara de bambu ou algo feito de metal. Ela está viva. Isso significa que é um ser vivo consciente (chetana). Todos no mundo transcendental e material possuem livre arbítrio – essa liberdade que Krishna concedeu a todos. O corpo da flauta é uma forma de consciência. Ela possui desejos e livre arbítrio como qualquer outro ser, mas está utilizando sua liberdade para este serviço inconcebível ao Senhor Krishna. O êxtase da flauta ocorre no cantar a canção dos pés de lótus de Radharani (Radha Dasyam).

  "Ó amiga flauta, que tipo de coisas boas você fez que tal pedaço de bambu seco e duro como você, com mais falhas (nós) do que furos, desfruta de ser espremida pelas mãos de Krishna e saboreia um fluxo infindável de néctar de Seu beijo?"
Rupa Goswami
 Esse sloka de Srila Rupa Goswami Prabhu glorifica a flauta. A flauta tem a sua própria vida dedicada a esta que é a mais desejável e saborosa canção. Ela está tocando o nome da Serva Suprema do Senhor Krishna. Srimati Radharani é a forma da Serva Suprema do Senhor Krishna. Isso está plenamente descrito no Garga Samhita.

Explicação de Srila Bhakti Sundar Govinda Dev-Goswami Maharaj.


Srila Bhakti Sundar Govinda Dev-Goswami Maharaj by jontidas108 on ...


No Chaitanya-lila, a flauta favorita do Senhor Krsna aparece como Vamshivadana Thakur.

Fonte: Sri Gaura-Ganodesha-Dipika de Srila Kavi Karanapur.


Obs -Vamsivadananda é a encarnação da flauta de Sri Krsna. Era conhecido por cinco nomes na sociedade Gaudiya Vaishnava: Vamshivadana, Vamshidas, Vamshi, Vadana e Vadanananda. Ele era um conhecido escritor de canções devocionais. 
  Dizem que Sri Chaitanya Mahaprabhu e Advaita Acharya estavam presentes quando Vamshivadanananda nasceu. Depois que Mahaprabhu tomou sannyas, Vamshivadanananda foi contratado como servo e protetor de Sachi Mata e Vishnupriya.