Sri Sudarshana Chakra: a arma de Sri Vishnu.

  

 A Sudarshana , “bela visão”, é a principal arma e símbolo do Senhor Vishnu usada para destruir demônios, mas longe de ser simplesmente uma arma é símbolo da manutenção do universo e da proteção dos justos e é representada como um deidade as vezes até com culto próprio (apesar de sempre vinculado ao culto a Vishnu). O Ahirbudhnya Samhita cita a Sudarshana como Kriya Shakti de Vishnu.


   Na sua forma personificada Sudarshana é representado como um jovem com 4 a 32 braços carregando armas divinas e sobre o fundo de uma roda sobre uma estrela de seis pontas.
   

  Os mantras e cerimônias de sacrifício feito para Sudarshana são muito poderosos e populares além de seus kavachas (mantras-escudo), usados em exorcismos e na proteção em geral.

   Geralmente o Sudarshana é visto no topo do templo de Vishnu no norte da Índia e em altares separados para ele em templos do sul. Uma chakra muito famosa também é a Nilachakra encima do templo de Sri Jagannatha na cidade santa de Puri, que é representada como um pilar de madeira do lado esquerdo da deidade de Jagannatha.

   Uma curiosidade: a atual dinastia que reina na Tailândia se chama dinastia Chakri por causa da Sudarshana e o rei é Rama IX.

Banho da sudarshana em templo vaisnava