O nosso corpo espiritual já existe ou o obtemos?

Srila Jiva Gosvami

 Srila Jiva Gosvamipada afirmou que as jivas estão realizando sadhana-bhajana aqui neste mundo. Quando a jiva se torna perfeita, realizando sadhana-bhajana, ela obtém qualquer um dos corpos associado a Bhagavan. Esta é um aspecto. 

 Por outro lado, aparentemente diferente de Srila Jiva Gosvamipada, estão Visvanatha Cakravarti Thakura, Srila Bhaktivinoda Thakura, Srila Baladeva Vidyabhusana, Srila Rupa Gosvamipada e todos os nossos acaryas até os dias atuais. Eles estão dizendo que a jiva já tem uma forma constitucional, o seu próprio corpo espiritual, juntamente com as suas qualidades e serviços transcendentais, mas agora seu corpo espiritual é não-manifesto, ou em uma posição latente. Parece que ambas as ideias são bastante opostas. 

 Como podemos conciliar essa aparente contradição? Vou tentar expressar o que eu ouvi de Srila Gurudeva,Sri Srimad Bhaktivedanta Narayana Gosvami Maharaja.


 Srila Bhaktivinoda Thakura discute isso em seu comentário do Sri Siksastakam. Ele escreve que de acordo com a forma constitucional do sadhaka até gopika deha (o corpo de uma Gopi), que determinado corpo se manifesta no estágio de bhava-bhakti (sentimentos espirituais). Para aqueles que têm dasya bhava (o humor de um servo) em seus corações, a sua relação de servo e Senhor vai se manifestar quando o estágio de bhava despertar. Para aqueles que têm um relacionamento amigável com Krsna em sua posição constitucional dormente, essa relação vai se manifestar; para aqueles em um relacionamento parental em sua forma latente constitucional, a forma irá se manifestar, e para aqueles que têm um humor de amante, a relação se manifestará. 

 Tudo que está em uma posição latente neste momento, o tipo de corpo espiritual, irá se manifestar na fase de bhava. Vidyabhusana Srila Baladeva Prabhu, Srila Visvanatha Cakravarti Thakura e outros têm explicado essa mesma verdade.

 Srila Jiva Gosvamipada afirmou que há corpos espirituais nos planetas Vaikuntha à espera de ser ocupado pelos seres vivos liberados. Estes corpos espirituais se manifestaram desde o esplendor de Bhagavan. Quando jivas fazem bhajana e tornam-se perfeitos, será premiado com um corpo de lá. A jiva e o corpo se combinam.

"Depois de ter sido premiado com um corpo transcendental condizente com a de um associado da Suprema Personalidade de Deus, deixei o corpo feito de cinco elementos materiais e, portanto, todos os resultados lucrativos adquiridos de trabalho [karma] parou." (Srimad-Bhagavatam 1.6.28).

 Em bhavavastha (o estágio de bhava-bhakti), samvit (a potência de conhecimento) e hladini (a potência de prazer ) se combinam na plataforma de sandini (a potência da existência espiritual). Nesta fase, chamada de fase de bondade pura (suddha-sattva), a essência de sandini e hladini sempre residem nos corações dos associados eternos de Sri Krishna. De lá, ele vai se manifestar em nossos corações pela misericórdia sem causa de Sri Gurudeva e Sri Krishna. Então, vamos conhecer a nossa svarupa (natureza constitucional), mas não antes disso. Antes disso, só podemos imaginar um pouco. De acordo com svarupa da jiva, ele manifestará seu corpo espiritual. Existem muitos tipos de bhagavat parsada (associados de Bhagavan) nos planetas espirituais, e podemos obter um corpo como eles.

 Mesmo antes de entrar no palco de bhava, vamos ouvir, de uma forma geral, sobre a identidade do nosso svarupa, e que bhava - dasya, sakhya, vatsalya ou madhurya - iremos seguir. Então, quando bhavavastha despertar, o humor se manifestará. Nosso corpo constitucional é transcendental, mas agora ele está em uma forma não-manifesta. 

 Pela misericórdia sem causa de Sri Guru, nosso forma irá se manifestar em nosso coração - e então nós podemos realizá-la. Portanto, temos de realizar sadhana e orar, e quando Deus estiver satisfeito conosco, então entenderemos.

Explicação de Sripad BV Madhava Goswami Maharaja
 
Fonte: https://www.purebhakti.com/teachers/bhakti-discourses/21-discourses-2002/280-is-srila-jiva-gosvami-different