Qual a diferença de diksa-guru para o siksa-guru ?


    









 


O diksa-guru é a forma de Krishna e o siksa-guru é a natureza pessoal de Krishna. Qual é superior? Não há diferença entre eles. 
   Nosso diksa-guru é nosso mestre mais adorável porque sentimos veneração por Ele. Oramos à ele e tomamos a poeira dos seus pés de lótus. Mas o siksa-guru é como um irmão ou um amigo. Às vezes podemos abraçá-lo e falar com ele com total franqueza. Podemos revelar nossos pensamentos mais íntimos a ele, e dizer-lhe que desejamos nos associar com Krishna da mesma maneira que as gopis. Isto é algo muito secreto e sagrado. 

  Pode ser que exitemos em falar estas coisas para nosso diksa-guru e por isso precisamos de um siksa-guru. Ele é como um amigo íntimo. Não há um sentimento de temor reverencial para com o siksa-guru e sim um sentimento fraternal. Assim também, nas etapas mais avançadas de bhakti, a pessoa não vê Krishna como a Suprema Personalidade de Deus e sim como seu amigo íntimo, seu filho ou seu amado. Ele sente que Krishna é seu e ao mesmo que ele pertence a Krishna.
 






Palavras  de Srila Bhaktivedanta Narayana Maharaja