A jiva no estado liberado é completamente livre de defeitos?


 

   Bābāji:  Apesar de livre de defeitos, a cit (consciência) atômica é imperfeita, devido ao fato de ser extremamente diminuta, ela é muito débil. Nessas circunstâncias, ela apresenta esse único defeito, o de sua natureza ser capaz de ser quase extinta. 

   O Srimad Bhāgavatam diz: "Ó Senhor de olhos de lótus, a sabedoria não pode ficar livre de contaminação sem a devoção pura por Você. Aqueles que seguem o caminho de jñāna ou que seguem o caminho do processo indutivo, destituídos de um pouco de devoção, podem pensar que são liberados. Mas por não adorarem os Seus pés de lótus, suas mentes permanecem impuras e apesar de eles se esforçarem tanto, não podem alcançar o estágio mais elevado. Eles podem se aproximar da liberação, mas são forçados a cair novamente para o plano mundano, porque negligenciam o recurso de se abrigarem aos Seus pés de lótus". 

  Portanto, apesar de toda melhoria que uma jiva liberada possa apresentar, a imperfeição na sua constituição irá sempre acompanhá-la e esta é a verdade sobre as jivas. É por esta razão que os Vedas dizem que: "Deus é o controlador de  māyā , enquanto que a  jiva  está sujeita ao controle de māyā  por ser a tatastha sakti (potência marginal)".

Por  Srila Bhaktivinoda Thākura. Extraído do Jaiva Dharma.