O que é o Govinda kunda de Nawadwip?


      Srila Guru Maharaj (Srila Sridhar Maharaj) nos informou que Sri Nabadwip Dham é uma forma não-diferenciada de Vrndavan. Em toda parte nas Escrituras, encontramos esse conhecimento. Na frente do Sri Chaitanya Saraswat Math existe um kunda (lago) e Guru Maharaj disse que ele é o Govinda-kunda.

     Quando eu disse que haveria necessidade de um ashram em Vrindavan para os devotos, Guru Maharaj disse que eu podia fazer um em Govardhana, onde, como vocês sabem, também fica situado o Govinda-kunda. Quando aquele Govinda-kunda se revelou em Navadwip pela graça de Srila Guru Maharaj, todos ficaram muito respeitosos. Nós também desconhecíamos a qualidade oculta do Govinda-kunda, mas, depois que ele a revelou. Aceitamos isso amplamente, pois aqui está manifesta a forma não-diferenciada de Vrindavan, de Govardhana e do Govinda-kunda. No Garga-samhita, obtivemos mais informação sobre o Govinda-kunda.

   Vedavyasa nos deu um conhecimento supremo através do Srimad Bhagavatam. Ele disse que obteve inspiração especial e uma consciência honorável de seu mestre, Narada Goswami. Sem dúvida, Vedavyasa se sentia um tanto hesitante no Srimad Bhagavatam, pois não tinha falado o nome de Radharani. Os passatempos de Krishna são descritos no "Bhagavatam" de várias maneiras, mas o nome de Radharani não havia sido dito porque o "Bhagavatam" foi descrito por Sukadeva Goswami na assembleia de Parikshit Maharaj onde estavam presentes tantos devotos internos e externos que não expunham publicamente o nome de Radharani. Mas, em seguida, Garga Rishi teve o consentimento de Vedavyas e, após oferecer a ele os seus respeitos, compôs o Garga-samhita.

   Em quase cada capítulo, Garga Rishi descreveu a religião tomando os nomes de Radharani e de Krishna. O Garga-samhita descreve os passatempos de Radha e Krishna de modo muito profundo. No capítulo intitulado "Giriraj Kundam", obtemos o conhecimento mais profundo a respeito do Govinda kunda.

   Garga Rishi escreveu a respeito do Govinda kunda: Depois de ter sido derrotado por Krishna em Govardhana e ter obtido uma nova consciência a respeito de Krishna, Indra, o rei dos semideuses, adorou Krishna de forma muito gloriosa. Indra trouxe uma vaca surabhi para fazer o abhiseka (banho), a adoração gloriosa do Senhor Krishna com leite. A vaca surabhi ficou muito feliz de oferecer tanto leite e ele realizou o abhiseka do Senhor Krishna Gopal com todo aquele leite. O Govinda-kunda é esse abhiseka amrita, o local onde ocorreu o banho de néctar. O Govinda kunda está cheio do néctar do abhiseka amrita. Desse dia em diante, todos compreenderam o poder do Govinda-kunda e o estão glorificando como fez Garga Rishi. A pessoa que se banhar no Govinda-kunda ficará livre de todos seus pecados e das reações pecaminosas de qualquer tipo de ofensa ou de vida pecaminosa que tenha vivido. E, quem se banhar no Govinda-kunda com Krishna, com o nome de Krishna e com a lembrança de Krishna obterá uma forma divina semelhante à do Senhor Krishna após a morte. Obterá swarupya (o tipo de liberação em que a alma obtém um corpo parecido ao de Krishna). Desse modo, Garga Rishi glorificou o Sri Govinda-kunda no capítulo "Giriraj Kundam" de seu livro Garga-samhita. Depois de ler esse livro, eu mesmo fiquei muito impressionado.

  Na verdade, isso está revelando que este Govinda kunda é igual ao de Vrindavan. De qualquer modo, Guru Maharaj desejava que o Chandan Yatra de Sriman Mahaprabhu fosse realizado no Govinda-kunda. Todos poderão desfrutar nas águas sagradas do Govinda-kunda, banhando-se nele e glorificando-o. Penso que este ano isso talvez não seja possível, mas os devotos estão tão curiosos para saber mais a seu respeito e por isso estou trazendo algum conhecimento sobre este Govinda-kunda, que é a forma não-diferenciada do Govinda-kunda de Vrindavan, revelado no coração de Srila Guru Maharaj  diante de nós, os devotos do Sri Chaitanya Saraswat  Math e outros.

  Convidamos todos os devotos que venham e contemplem a beleza do Govinda-kunda e obtenham o supremo benefício para suas vidas espirituais banhando-se nele.

Explicação de Srila Bhakti Sundar Govinda Dev-Goswami Maharaj