Conhecendo o Senhor Balarama.

   
  É a primeira expansão pessoal do Senhor. O Senhor Balarama é o Seu 'segundo corpo'.Também é conhecido como Baladeva, Balabhadra e Halayudha. Ele é aquele que dá força espiritual.

   Ele foi o sétimo filho de Vasudeva, sendo transferido do ventre de Devaki para Rohini ( outra esposa de Vasudeva, que estava vivendo em Gokula).Quando isso aconteceu todos pensaram que Devaki tinha abortado. É o irmão mais velho de Krsna.

   Por ser muito forte se chamou Balarama ( a força de Rama). Bala significa força e Rama, "aquele que dá prazer".



   Ele é Ananta sesha, a serpente de mil cabeças que sempre conta as passatempos divinos e serve de cama para o Senhor Visnu. Ananta ou sesha é o poder que sustenta todos os planetas em diferentes posições. Materialmente, este poder de sustentação é conhecido como a lei da gravidade, mas na realidade é exibição da potência de Sankarshana.

Balarama derrotando Dhenukasura


 Balarama derrota Dhenukasura, um poderoso demônio que tinha assumido a forma de um asno. Dhenukasura é a personificação da ignorância.
Balarama e Pralambasura
  Balarama mata Pralambasura, um demônio  que entrou no meio da brincadeira de Krsna e Balarama disfarçado como um vaqueirinho. Ao transportar o Senhor sobre os seus ombros ele correu rapidamente, mas Balarama percebeu a verdadeira identidade do demônio e começou a fazer-se mais pesados e mais pesados. Incapaz de suportar o peso, o demônio assumiu sua forma original, que era como uma enorme nuvem escura fulgurante, decorada com ornamentos dourados.

   Balarama é o Adi Guru, o guru primordial. O principio do  guru-tattva. O mestre espiritual original. No Rama lila é Lakshmana e no Goura lila é Nityananda.

   Em um dos seus passatempos ele arranca Hastinapura (região a nordeste de Déli) da terra com a ponta de seu arado para garantir a libertação de seu povo e ia lançá-la no rio Ganges. Até hoje Hastinapura é elevada em sua parte sul.

   Ele e Krsna realizam inúmeros passatempos indo buscar seus seis irmãos, a pedido de sua mãe Devaki, do reino de Yamaraja.

   
 Balarama é a própria personalidade de Deus e é diferente de Krsna apenas na forma. Sua pele é branca como leite. Está sempre protegendo e ajudando Krsna em seus passatempos transcendentais.

As esposas de Balarama, Varuni e Revati.

 Às vezes Baladeva Prabhu aparece negro. Por que? Quando Ele veio de Dvaraka e encontrou as gopis muito absortas em Krishna, Ele também começou a sentir a separação de Krishna, absorvendo-se Ele próprio nEle, e assumindo a Sua tez negra.

Krsna e Balarama