Conhecendo o Senhor Balarama.

  É a primeira expansão pessoal do Senhor. Também é conhecido como Baladeva, Balabhadra e Halayudha. Ele é aquele que dá força espiritual.
 
   Ele foi o sétimo filho de Vasudeva, sendo transferido do ventre de Devaki para Rohini ( outra esposa de Vasudeva, que estava vivendo em Gokula).Quando isso aconteceu todos pensaram que Devaki tinha abortado. É o irmão mais velho de Krsna.
   Por ser muito forte se chamou Balarama ( a força de Rama). Bala significa força e Rama, desfrute.
 
   Ele é Ananta sesha, a serpente de mil cabeças que sempre conta as passatempos divinos e serve de cama para o Senhor Visnu.
 
   Ele é o Adi Guru, o guru primordial. O principio do  guru-tattva. O mestre espiritual original. No Rama lila é Lakshmana e no Goura lila é Nityananda.
 
 
Balaram e Revati
   Em um dos seus passatempos ele arranca Hastinapura (região a nordeste de Déli) da terra com a ponta de seu arado para garantir a libertação de seu povo e ia lançá-la no rio Ganges. Até hoje Hastinapura é elevada em sua parte sul.
   Ele e Krsna realizam inúmeros passatempos indo buscar seus seis irmãos, a pedido de sua mãe Devaki, do reino de Yamaraja.
 
   Balarama é a própria personalidade de Deus e é diferente de Krsna apenas na forma. Sua pele é branca como leite. Ele casa-se com Revati. Está sempre protegendo e ajudando Krsna em seus passatempos transcendentais.