As oito manjaris de Srimati Radhika.



Rupa Manjari

 Na parte norte da kunja de Sri Lalita Sakhi se localiza a Rupollasa Kunja, onde a muito bela e graciosa Sri Rupa Manjari reside. Ela é a principal entre os gopis conhecidas como priya-narma-sakhis. Sua pele é da cor da gorocana (um pigmento amarelo brilhante secretada a partir de rim de uma vaca), e ela encanta com um vestido cor de penas de pavão. Sua idade é de 13 anos e 6 meses. Os panditas chamam ela de Rangana-malika. Em idade, ela é um dia mais jovem do que Lavanga Manjari. No gaura-lila ela aparece como Srila Rupa Gosvami.

Rati Manjari


Na parte sul do kunja de Sri Indulekha se localiza o Ratyambuja kunja, onde a bela Sri Rati Manjari sempre reside. O vestido dela é coberta com estrelas, sua tez é como um relâmpago, e ela é daksina-mrdvi na natureza. Os panditas também chamam ela de Tulasi. Sua idade é de 13 anos e 2 meses. Em Kali-Yuga, no gaura-lila, ela é conhecida como Raghunatha dasa Gosvami.

Lavanga Manjari

 Na parte oriental do kunja de Sri Tungavidya se localiza o Lavanga-sukhada Kunja, que é muito encantador para todos os belos olhos das gopis. Nesse kunja, Sri Lavanga Manjari sempre alegremente reside. Em idade, ela é de um dia mais velha que Sri Rupa Manjari, e ela é muito famosa por sua natureza agradável. Sua pele é como um relâmpago, e ela usa um vestido marcadas com estrelas. Ela dá muita felicidade para Sri Krishna, e sua natureza é sempre daksina-mrdvi. Sua idade é de 13 anos, 6 meses e 1 dia. Em Kali-Yuga, no gaura-lila, ela é conhecida como Sri Sanatana Goswami.

Rasa Manjari

 Na parte ocidental do kunja de Sri Citra fica o Rasananda Kunja, onde a bela Rasa Manjari sempre reside. Ela é famosa como tendo em todos os aspectos da vida de Sri Rupa Manjari. Seu vestido é como as penas de um cisne, e sua pele é como uma flor campaka totalmente florescida. Ela é rica em qualidades muito parecidas com as de Sri Lavanga Manjari. Porque ela se abrigou em Sri Rupa Manjari, tornou-se muito querida para ela. Ela serve como uma mensageira entre Radha e Krishna, e ela é muito inteligente na organização de Seu encontro. Sua idade é de 13 anos, e no gaura-lila, ela é conhecida como Raghunatha Bhatta Goswami

Guna Manjari

 Na parte nordeste do kunja de Sri Campakalata está o belo Gunanandaprada Kunja, onde Sri Guna Manjari sempre reside. Sua pele é brilhante como um relâmpago, e ela usa um fino vestido de seda da cor de uma flor de jaba vermelha. Ela é famosa por seu forte desejo de fazer Rupa Manjari feliz. Ela é três dias mais jovem que Sri Tulasi (Rati Manjari) e é o deleite de Sri Krishna. Ela é descrita como sendo daksina-prakhara na natureza. Sua idade é de 13 anos, 1 mês e 27 dias. No gaura-lila ela é conhecida como Sri Gopala Bhatta Goswami. 
Manjulali Manjari

 Na parte norte do kunja de Sri Sudevi está o belo Lilanandaprada Kunja, onde a encantadora Sri Manjulali Manjari sempre reside. Ela é cheia de qualidades agradáveis ​​e é muito querida por Sri Rupa Manjari. Seu vestido é vermelho como uma flor jaba, e sua pele é como ouro fundido. Ela também é conhecida como Sri Lila Manjari. Sua natureza é vama-madhya, e sua idade é de 13 anos, 6 meses e 7 dias. No gaura-lila ela é conhecida como Sri Lokanatha Goswami.

Vilasa Manjari

 Na parte sudeste do kunja de Sri Visakha encontra-se o muito bonito Vilasanandada Kunja, onde Sri Vilasa Manjari permanece sempre como uma das sakhis de Sri Rupa Manjari. Ela tem a cor do corpo como o de uma flor Ketaki dourada, e seu vestido é a cor de um zangão. Sua natureza é vama-mrdvi, e ela é 4 dias mais jovem que Sri Rasa Manjari, com a idade de 12 anos, 11 meses e 26 dias. No gaura-lila ela é conhecida como Sri Jiva Goswami.


Kasturi Manjari

 No canto sudoeste do kunja de Sri Rangadevi encontra-se mais um kunja, que é conhecido como Kausturyanandada Kunja, a residência do Sri Kausturi Manjari. Ela usa um vestido que se assemelha a um cristal, e sua pele é como de ouro puro. Sua idade é de 13 anos, e sua natureza é vama-mrdvi. Em Kali-Yuga, no gauranga-lila, ela é conhecida como Sri Krsnadasa Kaviraja Gosvami.

Radha , Rati e Rupa Manjari