A pergunta mais importante da vida.


 Como seres humanos, todos nós sabemos que temos um corpo humano. Mas como tal fortuna veio até nós? De alguma forma, nós viemos para o ventre de nossa mãe, e do ventre de nossa mãe para onde estamos agora. Mas nós não sabemos de fato como chegamos ao ventre de nossa mãe e onde estávamos antes. A maioria das pessoas no mundo não está usando o seu tempo para tentar entender isso e descobrir como pode fazer o melhor uso da sua vida. Os sādhus e as escrituras vêm para dar às pessoas a consciência adequada sobre isso.

 No Śrīmad Bhāgavatam é descrito que quando Mahārāj Parīkṣit foi amaldiçoado a morrer dentro de sete dias, ele perguntou a todos os grandes ṛṣis e munis sobre seu tempo: “Como eu posso fazer o melhor uso possível deste curto espaço de tempo?”



 Quando Śukadev Goswāmī ouviu a pergunta de Parīkṣit Mahārāj disse: “Ó! Você tem tanta sorte! Você fez a pergunta suprema. Esta é a única questão que há de verdade”. Outras pessoas fazem tantas perguntas: ´Como vamos cozinhar isso? Como vamos limpar isso? Como vamos realizar sacrifício de fogo? Como podemos oferecer a adoração?´. Quando as pessoas não sabem a natureza da pergunta perfeita, então elas fazem muitas perguntas  desnecessárias. A única verdadeira questão é: “Como podemos ser extremamente beneficiados durante a nossa curta vida?”.

 Ao contrário de Mahārāj Parīkṣit, nós não temos certeza sobre o tempo que nossa vida vai durar. Mas se recebermos alguma consciência adequada e percebermos que podemos morrer a qualquer momento, então vamos imediatamente tentar descobrir o que é extremamente benéfico para as nossas vidas e tentar prosseguir nesse caminho. Sem a consciência adequada vamos considerar que temos muitos deveres mundanos e que todos são “muito importantes”.

Comentário de Srila Bhakti Sundar Govinda Dev-Goswami Maharaj