Como devemos entender as diferentes opiniões de vaisnavas?


 Se testemunharmos uma discussão ou diferença de opinião entre Vaisnavas elevados, nós devemos ser cuidadosos e não tomar partido de um e blasfemar o outro. Ao contrário, devemos pensar nisso como um veículo para difundir e realçar o amor de ambos por Krishna, assim como as brigas verbais entre a Rainha Satyabhama e a Rainha Rukmini. 

Sri Caitanya 

 As diferenças de opinião entre Vaisnavas são inspirados por Sri Caitanya com o objetivo de nos instruir. Se alguém for tolo o bastante para tomar partido em tal debate, ele se torna um aparadhi (ofensor) por contradizer e criticar o outro Vaisnava, e os resultados são extremamente prejudiciais a ele. 

 É como se alguém estivesse servindo Krishna com uma mão e com a outra mão estivesse dando tapas nEle. Assim que entendermos que os Vaisnavas são os diferentes membros do corpo transcendental de Krishna, iremos compreender que o Senhor e Seus devotos são inseparáveis. 

 O ponto a ser considerado aqui é que as vezes os 'desentendimentos' entre Vaisnavas dão prazer a Krishna, porque eles estão lutando por Ele. Mas se um devoto está contaminado por namaparadha e é levado a ofender um Vaisnava humilde, então, nenhuma simpatia da parte de Krishna pode alcançá-lo.

Fonte: livro 'O coração de Krishna' de  Srila Bhakti Pramode Puri Gosvami Maharaja