Como se manifesta o corpo espiritual da jiva?


    A jiva tem a sua própria siddha -svarupa. O seu nome, forma e outros atributos são inerentes a ela e são todos eternos. Dentre as várias jivas individuais, cada uma delas tem a sua própria svarupa separada. Estando encoberta por māyā, a jiva se esquece da sua identidade intrínseca. Quando por boa fortuna ela obtém sādhu-sanga e a misericórdia do Guru, māyā   começa a se dissipar gradualmente e a svarupa  começa a se manifestar. Para ilustrar esse processo pode ser dado um exemplo natural. Diferentes tipos de sementes tais como a da manga, da jaca, etc. são semeadas na mesma terra na margem do rio e regadas com a mesma água do rio, recebem a mesma luz do sol e o mesmo vento, e no entanto, tipos de árvores diferentes vêm de sementes de tipos diferentes. Analogamente, tipos diferentes de frutas virão delas. Apesar de terem crescido e nutridas exatamente pelo mesmo solo, água, ar e luz solar, não é possível que todas elas dêem os mesmos tipos de frutos.

 

  Da mesma maneira, o nome, forma, aspectos corpóreos, natureza e tudo mais que são características naturais constitucionais da jiva , estão incluídas numa forma latente ou imanifesta na constituição da jiva . Pela associação com sad-guru  e vaisnavas, a essência de hlādini (êxtase) e savit  (percepção) surgem na svarupa  da jiva  e então qualquer que seja a forma constitucional que a jiva possua, ela começa a ser revelada gradativamente. No Prema Bhakti Candrika está declarado:

 

`sadhane bhavibe jaha siddha dehe paibe taha' `sadhane bhavibe jaha siddha dehe paibe taha' `sadhane bhavibe jaha siddha dehe paibe taha' `sadhane bhavibe jaha siddha dehe paibe taha' 

 

 "O siddha deha apropriado é alcançado de acordo com o humor que é cultivado no estágio da prática."

 

   Isso deixa evidente que sādhu-sanga  auxilia na manifestação da svarupa  da jiva , mas sādhu-sanga  não pode mudar sua svarupa. 

 

Palavras de Srila Prajñana Kesava Maharaja

 Fonte : A misericórdia de Rupa Goswami de Srila Bhaktivedanta Narayana Maharaja