Quem é Gayatri?




 Vedavyasa explicou que a essência do significado do brahma-gayatri vem de omkara. Gayatri é gênero feminino. Quem é Gayatri? Ouvimos que ela é a esposa de Brahma, mas você deve saber o que foi dito no gayatri-mantra: "bhargo devasya dhimahi".

 Bharga significa 'poder'; isto é, hladini-sakti, ou mahabhava-svarupa (Radhika). O reservatório supremo de krsna-prema é Radhika. Nós aprendemos que Gayatri é a esposa de Brahma, mas quem é ela realmente? Ela é uma gopi. Krsna havia dito a Yogamaya: "De alguma forma, tente dar essa gopi a Brahma, senão ela não pode ser parakiya (Minha amante amada)". Todas as gopis são casadas com outros gopas. Krsna, portanto, ordenou Yogamaya para organizar também isso para Gayatri-devi, de modo que seu amor e relacionamento com Krsna pudesse ser parakiya. É por isso que Gayatri foi dada a Brahma em casamento. Desde o início ela não tinha amor por Brahma; ela só amava Krishna. O humor de Parakiya é o estado de espírito mais alto, e Gayatri tornou-se a criada de Radhika nesse humor. Vemos que a essência de toda a literatura védica é Gayatri. Gayatri é Radhika, ou sua serva, e esse humor pode vir a qualquer um que serve este mantra.

 Esta é uma verdade especial. Meu coração me disse que eu deveria contar a você essa verdade secreta sobre Gayatri. Isso é um segredo; eu nunca disse isso antes.

Palavras de Srila Bhaktivedanta Narayana Maharaja.