Srila Murari Gupta (a encarnação de Hanumanji) glorifica o Senhor Rama.




Sri Ramashtakam
 Do Sri Chaitanya-charita mahakavya. Por Srila Murari Gupta ( a Encarnação de Hanumanji)


 Embora Sua face seja como uma lua imaculada é ainda mais iluminada por uma coroa brilhante de joias. Seus brincos se assemelham a Júpiter e a Vênus se erguendo no céu da noite. Eu sempre adorarei este Senhor Sri Ram, o guru dos três mundos.

 Quando Ele desperta e abre Seus olhos de lótus, Seu brilho se assemelha aos primeiros raios do sol nascente. Seus dentes são cercados por encantadores lábios vermelhos como fruta bimba. Seu nariz é elegante e gracioso e vendo os feixes de Seu belo sorriso, a lua de raios brancos aceita a derrota. Eu sempre adorarei este Senhor Sri Ram, o guru dos três mundos.

A pescoço do Senhor não nascido é como uma concha de três anéis, e Sua forma é suave como um lótus. Ele usa um brilhante colar de pérolas insertado em ouro, e assim Ele se assemelha a uma nuvem carregada de água acompanhada de relâmpagos e um bando de garças. Tal é Sri Ram, o guru dos três mundos, a quem eu perpetuamente adoro.

 Com Sua mão levantada, Sita Devi segura uma flor de lótus de mil pétalas, e Seus cinco graciosos dedos fazem parecer que as centenas de pétalas da flor são cobertas por outras cinco pétalas. Eu sempre adoro Ram, o melhor da dinastia Raghu, em cujo lado permanece para sempre esta Sita, cujo resplendor é como ouro derretido.

 Na frente de Ram está Seu irmão Lakshman, profundamente ligado ao serviço de Seu irmão mais velho, o mais habilidoso dos arqueiros, com seu corpo brilhante dourado, e realçado por ornamentos esplêndidos. Ele também é conhecido como Sesha, a morada que acomoda todos os mundos. Adoro este Senhor Sri Ram, guru dos três mundos.

 Como raios de néctar da lua que brilha no oceano da dinastia Raghu, Ele matou o principal entre os demônios comedores de homens, Maricha e Subahu, protegendo assim o sacrifício realizado pelo sábio Vishvamitra para o bem-estar de Seus antepassados. Adoro este Senhor Sri Ram, o guru dos três mundos.

 Matando os rakshashas Khara, Trisira, Kabandha e seus exércitos, Ele tornou segura a floresta de Danda-kanana. Ao matar o rei-macaco Bali, inimigo de Sugriva, Ele fez aliança com Sugriva. Adoro Sri Ram, o melhor da dinastia Raghu, o assassino do Ravana de dez cabeças.

 Depois de quebrar o arco de Siva, casou-se com Sita, filha de Janaka-raja. Então, a caminho de casa, Ele derrotou o poderoso Parasurama, trazendo prazer ao Maharaja Dasarath, Seu pai. Eu sempre adorarei este Senhor Sri Ram, o primeiro descendente de Kakutstha e guru dos três mundos.

 Depois de ouvir estes oito versos compostos pelo médico Murari Gupta descrevendo Sri Ram, que é o leão entre os reis e o encanto da dinastia Raghu, Bhagavan Gaura Hari colocando Seu pé na cabeça do médico, escreveu as palavras "Ram das" em sua testa e proclamou: "Por Minha misericórdia, seja para sempre o servo de Sri Ram”.

Srila Murari Gupta

 Murāri Gupta, o vigésimo primeiro ramo da árvore de Śrī Caitanya Mahāprabhu, era um depósito de amor a Deus. Sua grande humildade e mansidão derreteram o coração do Senhor Caitanya. (Chaitanya Charitamrita, Adi-lila 10. 49-51)


As Deidades de Chaitanya e Nityananda, de Murari Gupta.